13º Semana de Meio Ambiente propôs participação da sociedade no desenvolvimento do ecoturismo em MT

Publicado por: Reitoria / 8 de Junho de 2017 às 11:37

A participação social na construção de políticas públicas para o desenvolvimento do turismo sustentável em Mato Grosso foi debatida na tarde de segunda-feira (05.06), durante a abertura oficial da 13ª Semana do Meio Ambiente, na Assembleia Legislativa, em Cuiabá. A 13º Semana do Meio Ambiente seguiu até quarta-feira (07.06), com o tema ‘Territorialidade, Cultura e Identidade: Ecoturismo em Mato Grosso’. O evento é realizado pela Sema em parceria com o Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia (IFMT). O pró-reitor do IFMT (campus Cuiabá), Marcus Vinicius Taques, avaliou positivamente esse trabalho conjunto com a secretaria e espera fortalecer os debates acadêmicos.

“Temos que exceder os muros da instituição e levar a questão ambiental a todos. Hoje esse tema está em pauta no mundo todo e não podemos ficar de fora. Estamos dispostos para contribuir e ansiosos em ver o desdobramento prático da discussão”.

Conforme o secretário adjunto de Gestão Ambiental da Secretaria de Estado de Meio Ambiente (Sema), Alex Sandro Marega, o Estado possui um potencial eco turístico imensurável e peculiar que ainda é pouco explorado, mas ele acredita que essa realidade pode mudar por meio de um trabalho conjunto entre Governo, entidades públicas, privadas e sociedade civil.

“É imprescindível que a população participe da elaboração de políticas públicas que fomentem a implementação efetiva do turismo sustentável, para isso criamos esse espaço de discussão onde haverá formação de multiplicadores do conhecimento que poderão atuar para melhoria deste tema em parceria com outras instituições”.

A superintendente de Educação Ambiental da Sema, Vânia Márcia Montalvão, destaca que a participação da sociedade é fundamental para ganhar aliados na luta pela sustentabilidade. Ela entende que a Semana do Meio Ambiente não é um evento pontual de comemoração, mas sim de reflexão, em que são pensadas ações que vão ao encontro dos valores culturais, territoriais e familiares das comunidades.

“Possuímos 46 Unidades de Conservação estaduais belíssimas, com rios, cachoeiras, montanhas, entre outros atrativos naturais, só que a maioria ainda precisa ser implementada, o que é uma oportunidade de crescimento econômico, mas antes precisamos garantir a participação das comunidades locais que estão nas medições dessas UCs para que suas tradições sejam respeitadas”.

Espiritualidade e cultura

O professor e pesquisador no processo formativo em educação ambiental, Herman Hudson de Oliveira, pontuou em sua palestra magna que a sustentabilidade vai além dos três pilares – econômico, social e ambiental -, definidos em 2002 como fatores primordiais para o desenvolvimento sustentável.

Ele avalia que também deve ser levado em consideração o aspecto espiritual e cultural, entre outros, de uma comunidade localizada próximo ao atrativo turístico natural que será englobada na política governamental de ecoturismo. “A pessoa só participa de algo quando ela é consultada e suas necessidades levadas em consideração. Isso pode ser chamado de construção participativa e esse método é interessante para um resultado equilibrado”.

Durante o evento houve ainda uma apresentação artística da cantora cuiabana Lorena Ly, que entoou a música ‘O vento e a flor’, canção que mostra de forma intimista as mulheres do Pantanal e as flores que desabrocham em diferentes lugares e condições. Em seguida houve o lançamento de um consulta pública para o Programa Nacional de Educação Ambiental. A consulta deve ser publicada até o final desta semana no site da Sema.

Programação

O evento continuou na terça-feira (06.06), das 8h às 11h30, com minicursos e oficinas no IFMT Octayde Jorge da Silva, localizado na Rua Professora Zulmira Canavarros, n° 93, no Centro de Cuiabá. Os temas a serem debatidos foram: as estratégias de eco eficiência e sustentabilidade; O Uso do Sensoriamento Remoto para avaliar a Dinâmica da Vegetação em uma Unidade de Conservação; Uso do SIG como ferramenta para análise e interpretação no turismo; Territorialidade Pantaneira: Cultura e Identidade e Prática de Educação Ambiental Durante a Excursão Rodoviária.

Paralelamente, das 8h às 10h, esteve ocorrendo na AL-MT uma oficina sobre Produção de Prancha de Stand up padle, balsa com garrafa PET e reciclagem de papel artesanal. O evento segue na AL-MT a partir das 14h com uma mesa redonda sobre ecoturismo nos ecossistemas de Mato Grosso. Enquanto isso, no mesmo local, das 14h às 16h, terá uma oficina para ensinar a fazer reciclagem de PET.

Após a oficina, ocorrerá a partir das 18h no IFMT do Centro da cidade, palestras para debater as características do ecoturismo e as boas práticas no turismo. Paralelo a isso haverá no mesmo local cinco minicursos sobre: metodologia de planejamento do turismo em propriedade rural; Unidade de Conservação, Parques Urbanos - Mãe Bonifácia, Massairo Okamura e Morro de Santo Antônio; Projetos Ambientais Escolares Comunitários (PAEC): Cultura, Identidade e Currículo; espeleologia e espeleoturismo e acessibilidade no ecoturismo.

Fernanda Nazário/Assessoria SEMA com edição da Ascom/Reitoria/IFMT