Abertas inscrições para cursos de pós-graduação a distância ofertados pelo IFMT

Publicado por: Campus Várzea Grande / 3 de Abril de 2019 às 17:40

As inscrições para o Processo Seletivo 2019/2 podem ser realizadas até o dia 10 de maio, exclusivamente no site selecao.ifmt.edu.br

O Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande torna público o Edital 040/2019, que trata do Processo Seletivo com oferta de 470 vagas para cursos de pós-graduação lato sensu (especialização) a distância (EaD). Os cursos superiores a distância são ofertados pelo IFMT, em parceria com a Universidade Aberta do Brasil (UAB). São ofertados três cursos de pós-graduação lato sensu, dois deles pelo campus Várzea Grande: Educação em Libras (150 vagas) e Gestão Pública (170 vagas). Além disso, está sendo ofertado o curso de Especialização em Redes de Computação Disitribuída.

As inscrições podem ser realizadas de 02/04/2019 a 10/05/2019, exclusivamente pelo site da seleção do IFMT, NESTE LINK. O candidato deverá ler o Edital, em anexo, para conhecer quais cursos são ofertados em cada polo. Antes de efetuar a inscrição, é obrigatório conhecer integralmente o edital e certificar-se de que preenche todos os requisitos exigidos.

A inscrição é composta de duas etapas obrigatórias: inscrição exclusivamente via internet e envio de documentos para a Diretoria de Políticas de Ingresso. Após preencher o questionário eletrônico, o candidato deverá imprimir o boleto bancário e pagar a taxa de R$ 60,00. As inscrições encerrar-se-ão, impreterivelmente, às 17h do dia 10 de maio de 2019. Caso o candidato inscreva-se mais de uma vez, para cursos e/ou turnos iguais e/ou diferentes, será considerada somente a última inscrição efetivada (paga).

A seleção de candidatos(as) será realizada em duas etapas por comissão interna designada pelo reitor do IFMT, que considerará o seguinte: 1. Apresentação da documentação solicitada no prazo devido; 2. Atendimento aos requisitos de inscrição deste edital. O Processo Seletivo será classificatório/eliminatório. Para efeito de pontuação no processo seletivo do curso, será considerada a análise do Diploma do Curso de Graduação e Memorial Descritivo. O Memorial Descritivo é a apresentação da trajetória acadêmica e profissional do(a) candidato(a) com base em informações objetivas, destacando também o interesse do candidato no curso ao qual se candidatou e suas expectativas (Anexo VI do Edital).

SOBRE OS CURSOS

Especialização em Libras e Educação Inclusiva: O curso tem o objetivo de capacitar professores portadores de diploma de curso superior da Rede Pública Federal, Estadual e Municipal do Mato Grosso para o uso das Libras no âmbito escolar e para o avanço da inclusão dos surdos na cidade de Cuiabá e região. Ele terá a duração máxima total de 24 meses, com 480 horas.

Especialização em Gestão Pública: O curso tem por objetivo a qualificação profissional para portadores de diploma de curso superior visando ao exercício de atividades gerenciais, capacitando gestores para atuarem na administração de macro (governo) e micro (unidades organizacionais) sistemas públicos. Ele terá carga horária de 510 horas, com duração mínima de 18 meses para integralização.