Abertura da MArte homenageia pessoas que a tornaram realidade

Publicado por: Campus Rondonópolis / 16 de Outubro de 2019 às 12:30

Na manhã desta quarta-feira (16) aconteceu a abertura oficial da Mostra de Arte (Marte) do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). A solenidade aconteceu no Campus Rondonópolis com a presença das delegações de todos os 19 campi do IFMT, com cerca um mil estudantes e de autoridades locais. De comissão organizadora, passando por autoridades e comunidade acadêmica, os discursos reverenciaram os esforços para que o evento se tornasse realidade.

A cerimônia iniciou com a homenagem ao padre Lothar Bauchrowitz, feita pela diretora do Campus Rondonópolis, Laura Aoyama: “este homem aqui abraçou as causas sociais, fez as primeiras creches, ajudou muita gente a conseguir sua primeira casa, e quando nós não tínhamos sede, ele gentilmente cedeu sua paróquia, lá foi feita a audiência pública na qual nasceu o IFMT, ele estava presente no primeiro dia deste campus, na aula inaugural”, disse a diretora ao convidar o Reitor do IFMT para entregar uma placa de homenagem ao religioso.

Ela lembrou que o evento está sendo planejado desde novembro do ano passado e que foi replanejado para atender a quantidade de participantes que praticamento dobrou o número planejado inicialmente: “O cenário não era o melhor em relação ao orçamento, mas nós tínhamos algo que nunca pode faltar, que é o sonho e a vontade de fazer o sonho acontecer”, disse. “Sonhamos junto com os arte-educadores, com a cidade de Rondonópolis, na pessoa do prefeito José Carlos do Pátio, que no momento em que apresentamos a Marte disse: ‘O que é que vocês precisam’?”, sintetizou Aoyama durante os agradecimentos ao prefeito pelo investimento na Marte.

O Reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, deu um espetáculo à parte durante a abertura da Marte. Ele como um artista que é, não desperdiçou a chance de demonstrar seu amor pelo ofício artístico e abriu sua fala oficial declamando um poema feito por ele mesmo, no qual narrou toda sua própria história errante (de estudante passando a professor, de pró-reitor, diretor-geral à reitor) em todos os campi do IFMT espalhados pelo estado de Mato Grosso.

Durante a cerimônia de abertura também foi anunciado o IFMT Campus Confresa como sede da terceira edição da MArte, em 2020.

Texto: Telma Aguiar
Fotos: Assessoria IFMT