Abertura dos JIFCO 2016 anima festa das delegações com cerimonial tradicional e apresentações culturais

Publicado por: Reitoria / 13 de Setembro de 2016 às 15:41

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) realizou na noite desta segunda-feira (12) a Cerimônia de Abertura dos Jogos dos Institutos Federais - Etapa Centro-Oeste 2016, que acontece até a sexta-feira (16), na capital do Estado, Cuiabá. A cerimônia tradicional foi aberta pelo reitor do IFMT, José Bispo Barbosa e teve ainda fala do pró-reitor de extensão, Levi Pires de Andrade. O cerimonial contou com desfile das delegações do IFMT e também das equipes sede, composta pelos campi Cuiabá, Bela Vista, São Vicente e Várzea Grande; do Instituto Federal Goiano (IFGoiano); do Instituto Federal de Goiás (IFG) e do Instituto Federal de Mato Grosso do Sul (IFMS).

O reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, destacou que todos os participantes já são considerados "vencedores, pois sendo esta uma etapa regional, venceram suas respectivas seletivas", desejando ainda as boas-vindas a todos os atletas e delegações visitantes. Já o pró-reitor de extensão, Levi Pires de Andrade, destacou o empenho do IFMT e sua equipe para a concretização dos JIFCO em Cuiabá.

Para a entrada da bandeira do IFMT e também para o acendimento da pira, foi realizado um revezamento com participação de estudantes, ex-alunos e servidores do IFMT. Outros momentos de grande destaque foram as apresentações da dupla Lucas e Maria Victória, que cantaram um rap em homenagem ao IFMT, assim como a prestigiada participação do grupo Flor Ribeirinha, considerada o melhor grupo de siriri e cururu do País, tendo representado o Estado em festivais nacionais e o Brasil em diversos países do mundo.

Disputas - As competições de atletismo, handebol, vôlei, vôlei de areia, futsal e basquete começaram ainda pelo dia, no Complexo Dom Aquino, Campus Cuiabá e Campus Bela Vista. No atletismo, o IFMT apresentou domínio nas competições, sagrando-se campeã nas seguintes provas: Arremesso de Peso masculino (Weverton Francisco Lopes Nunes, 10.78 m), Lançamento de dardo feminino (Eziele Barboza Lima, 26.87 m), Lançamento de dardo masculino (Leandro pereira de Souza, 40.22 m), Salto em distãncia e 100 metros feminino (Giulia Riza Silva), Salto em distância masculino (Eduardo Santana Silva, 5.91 m), 100 metros masculino (Guilherme Rogério Silva, 11.7 seg) e 1500 metros feminino (Bruna Fernanda pereira carvalho, equipe Sede, 6.05 min).

No basquetebol masculino e feminino, o IFMT venceu suas partidas nos dias 12 e 13, disputando assim em ambos os naipes os jogos decisivos, nesta quarta-feira (14), no período matutino, na quadra do Campus Bela Vista. No handebol feminino, o IFMT também disputa a partida final nesta quarta-feira, no Ginásio Dom Aquino, às 8:30 horas.

As disputas do judô acontecem nesta terça-feira (13), no Palácio das Artes Marciais (Verdão). A pesagem está prevista para as 17:30 horas, com lutas iniciando às 19 horas. Nesta terça-feira, iniciaram também, no período matutino, as partidas de xadrez, sendo realizadas no Campus Cuiabá; as disputas seguem até a quinta-feira (15).

veja fotos dos JIFCO 2016: https://www.flickr.com/photos/143537968@N03/albums

Acesse a fan page dos JIFCO 2016: https://www.facebook.com/JIFCO2016/