Aluna do curso de secretariado do Campus Cuiabá, revelação no cenário literário de MT, lança hoje (21), livro de poesias no JENPEX

Publicado por: Reitoria / 21 de Novembro de 2017 às 09:06

A estudante do curso de secretariado do IFMT – Campus Cuiabá, Helena Werneck, 17 anos, vencedora na categoria revelação, no 2º Prêmio Mato Grosso de Literatura, da Secretaria de Estado de Cultura, lançará hoje (21) o livro “Nu”, às 19h30, durante a programação da Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão do Campus Cuiabá – Jenpex 2017.

A jovem poetisa cuiabana é autora de 80 poemas, organizados no livro "Nu", premiado como revelação no cenário literário de Mato Grosso, neste mês de outubro.

Estes poemas foram escritos quando ela tinha apenas 16 anos. Mas a paixão pela literatura surge na vida de Helena bem cedo, quando ainda era criança. Desde que aprendeu a ler e escrever demonstra amor pelos livros e, justamente na adolescência, o desejo de escrever poesias aflorou.

“Minha mãe lia para mim desde criança. Isso me levou ao gosto pela literatura e poesia bem cedo. Eu sempre escrevi muito... e aí chegou um momento em que percebi que eu gostava muito mais de escrever poesia do que das outras coisas... ela traduz momentos que vivi”.

O livro é apresentado pela poetisa Lucinda Persona, um dos ícones da literatura mato-grossense, e é de fato uma revelação no mundo literário local. Para Lucinda “as elaborações de Helena provocam, a cada trecho, um pausado espanto, pela adolescência dos tons ao lado de uma maturidade afetiva angustiada. Seria o caso de se dizer que na claridade juvenil perpassa a sombra da angústia.”

Helena Werneck dos Santos, nasceu em 4 de maio de 2000, na capital mato-grossense. É vestibulanda e convive com a ansiedade e as angústias da escolha, tão presentes nos jovens de sua geração. Os poemas de Nu foram escritos em 2016, quando vivia os dilemas dos seus 16 anos.

JENPEX – Campus Cuiabá

Nos dias 21 a 24 de novembro de 2017 acontecerá a Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017, do IFMT – Campus Cuiabá “Cel. Octayde Jorge da Silva”. Ela é um dos maiores eventos realizados por este campus e reúne diversas modalidades de ensino, pesquisa e extensão, propiciando interlocução entre esses três pilares da educação.

A Jornada de Ensino, Pesquisa e Extensão 2017 tem como finalidade criar um espaço de exposição, divulgação e discussão dos conhecimentos produzidos por pesquisadores desta comunidade, a partir da execução dos projetos de pesquisas científicas, tecnológicas e de extensão nas diversas áreas do conhecimento, bem como a integração entre os alunos, servidores e a comunidade externa.

A Jornada contará com palestras direcionadas à discussão de temas relevantes ao contexto do ensino pesquisa e extensão; apresentação de trabalhos e exposição dos projetos de extensão deste campus. Além disso contará, também, com minicursos e oficinas a serem definidos em breve.