Aluno do PROEJA do IFMT de Campo Novo do Parecis conta sua experiência e tem texto publicado em livro

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 1 de Março de 2018 às 08:32

O aluno do Curso Técnico em Administração, modalidade PROEJA, do Instituto Federal de Educação de Mato Grosso – IFMT Campus Campo Novo do Parecis, Fabiano Pereira Dias, teve sua história de superação publicada no livro “Histórias que merecem ser contadas – PROEJA 10 anos”.

O livro reúne narrativas pessoais de momentos marcantes para cada estudante que não pôde concluir sua formação acadêmica no tempo regular. Foram reunidas 30 histórias de estudantes e egressos de cursos do Proeja da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica de todo Brasil, para serem publicadas no livro “Histórias que Merecem ser Contadas”, editado em comemoração aos dez anos de existência do Programa no país.

Fabiano esteve entre aqueles que encaminharam suas histórias para seleção, escolhida, em meio a tantas outras, para ser publicada.

No texto, orientado pelos professores Josiane Santiago de Lima, Tiago Alquaz Matias e Karen Guimarães Cordeiro, Fabiano conta um pouquinho da sua trajetória acadêmica e ressalta a importância do PROEJA para atingir suas metas pessoais e profissionais.

Incentivado por servidores do IFMT campus Campo Novo do Parecis, foi o próprio jovem quem escreveu a história, intitulada “Vida de surdo”. Para a professora de Língua Brasileira de Sinais, Josiane, Coordenadora do Núcleo de Atendimento aos Portadores de Necessidades Específicas – Napne e entusiasta dos alunos do Proeja no Campus, a publicação da história é motivo de orgulho para a escola e servirá de estímulo para estudantes dos cursos técnicos noturnos. “Fabiano já é tido como um exemplo por outros colegas e agora será ainda mais. A força de vontade dele é inspiração para quem trabalha durante todo o dia e precisa estudar à noite. Estamos muito orgulhosos por mais essa conquista”, afirma a professora.

Os interessados poderão ler a história de Fabiano, disponível anexa.

“Histórias que Merecem ser Contadas”

A obra é uma parceria da Faculdade de Educação da UFRGS com os Institutos Federais - Farroupilha, Rio Grande do Sul e Sul-Rio-Grandense - e com o Fórum Estadual de EJA do RS. A coletânea reúne textos de escrita criativa de estudantes – em curso e/ou egressos/as do PROEJA da Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica – com a parceria educativa de professoras e professores, no marco dos 10 anos do PROEJA no Brasil.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis