início do conteúdo

Aluno egresso do IFMT Campus Cáceres é contemplado com bolsa de estudos internacional

Publicado por: Reitoria / 26 de Outubro de 2017 às 16:31

Treze estudantes, sendo um egresso do IFMT Campus Cáceres, foram contemplados com bolsas de estudos para cursar a faculdade de medicina, a partir de 2018, na Universidade de Aquino-Bolívia (UDABOL), uma das maiores instituições privadas de ensino daquele país. 

A solenidade de entrega das bolsas, na quarta-feira (24), no auditório da reitoria, contou com a presença do reitor do IFMT, Willian Silva de Paula, da vice-reitora da Universidade de Aquino-Bolívia (UDABOL), Cláudia Camacho, do Cônsul da Bolívia, Emílio Tamayo Oblites, da diretora de relações internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, da diretora de desenvolvimento educacional do Campus Cáceres, Juçara Tinasi de Oliveira e do embaixador de relações internacionais do Campus Cáceres, Marcos Pereira. Os dois últimos contribuíram para o processo de seleção local e a aproximação com a entidade educacional boliviana. 

O reitor Willian lembrou que a aproximação entre o IFMT e a Bolívia vem ganhando força com a busca de estudantes bolivianos por cursos oferecidos pela instituição, como o de zootecnia e o curso de formação inicial e continuada Bovinocultor de leite, que conta com mais de 20 alunos bolivianos. “Teremos muitas parcerias pela frente. Estreitaremos ainda mais os laços com nosso país vizinho em projetos de ensino, pesquisa e extensão. Queremos reforçar o ensino de língua espanhola aqui e o ensino da língua portuguesa na Bolívia”, adiantou o reitor. 

Para a diretora de relações internacionais do IFMT, Sônia Regina, os caminhos estão se abrindo para “oportunidades futuras”. Opinião compartilhada pela vice-reitora da Udabol, Cláudia Camacho. “Temos oito mil estudantes brasileiros em nossa faculdade e podemos  ampliar ainda mais essa parceria”. 

O estudante João Marcos Fornazari Ferri, concluiu o curso Técnico em Informática com ênfase em Desenvolvimento de Sistemas no ano letivo de 2017 e atribuiu o êxito na conquista de uma das bolsas à formação obtida no IFMT aliada ao seu esforço pessoal. “Foram três anos de muito aprendizado com excelentes professores. Me dediquei, procurei aproveitar ao máximo e veio essa grande oportunidade. Agora é aprender o espanhol e continuar firme, estudando e buscando algo mais para a minha vida”, comemorou João Marcos. 

O reitor Willian desejou uma empreitada de sucesso aos futuros médicos, especialmente ao estudante João Marcos. “Você foi agraciado a exercer a cidadania brasileira em outro país. Você aprenderá e eles também aprenderão. Leve na bagagem o que a comunidade IFMT foi para você e aproveite a oportunidade”.   

O cônsul da Bolívia Emílio Oblites enalteceu o desprendimento social da Udabol e garantiu apoio do Consulado para que a documentação dos estudantes esteja pronta até o início das aulas no próximo ano. “O compromisso dos estudos é de vocês. De nossa parte daremos total apoio para que tudo corra bem com a documentação de todos.” 

Os familiares dos estudantes também prestigiaram a solenidade e acompanharam a apresentação artística do professor Francisco Gumercindo Ramos, do Instituto de Agropecáuria de San Matias.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT