Alunos de São Vicente comemoram aprovação em programas de Mestrado e Doutorado

Publicado por: Campus São Vicente / 16 de Março de 2021 às 08:43

Ótimas notícias vindas de nossos estudantes já alegraram o IFMT São Vicente neste início de 2021. Vários alunos do curso Bacharelado em Zootecnia foram aprovados em programas de pós-graduação de Mestrado e Doutorado, tanto aqui em Mato Grosso quanto em Goiás.

“É uma certeza que estamos colocando em ação a nossa vocação de ser uma instituição de educação profissional, ciência e tecnologia e possibilitando que os nossos possam progredir tanto no mundo profissional quanto no mundo da ciência. São exemplos de profissionais que terão gosto pelo estudo, pela solução de problemas reais e o avanço do conhecimento. É muito bom perceber que desenvolveram essas habilidades no Câmpus São Vicente. É uma vitória deles e de toda nossa comunidade”, relatou o professor Livio dos Santos Wogel, Diretor-Geral do Câmpus.

Os alunos que deram mais um grande passo nos estudos e pesquisas são: Agnaldo Borges de Souza, Josilene Correa Rocha, Lizabeth Aparecida Siqueira de Almeida, Sabrina Silva Santos e Vicente Batista de Souza Junior.

Já professora Gilda Aparecida Machado e Silva, Chefe do Departamento de Ensino, destaca a importância do Instituto Federal de Educação na formação profissional de nossos jovens. “É muito gratificante para o Câmpus ver nossos estudantes alçando voos e escrevendo suas histórias de sucesso em diversas instituições no país”, comemora.

Veja também:
>> Orgulho de São Vicente: ex-alunos se destacam e são aprovados em programas de mestrado
>> Mais uma estudante de Zootecnia é aprovada em mestrado na UFMT

Quatro deles, Agnaldo, Lizabeth, Sabrina e Vicente, que estavam finalizando o curso superior no início deste ano, requereram uma colação de grau extemporânea porque precisavam do certificado para dar prosseguimento nos estudos onde foram aprovados. A cerimônia aconteceu de forma online, no dia 03 de março.

Agnaldo Borges de Souza, que começou a estudar em São Vicente no ano de 2015, foi aprovado no Mestrado do programa de Pós-graduação em Nutrição e Produção de animais monogástricos, na Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Minha expectativa é prosseguir na linha de pesquisa, onde já trabalho e é minha paixão. Sempre gostei muito, desde quando entrei na graduação e tive contato com as pesquisas. É isso que eu realmente quero, para poder dar o melhor de mim, contribuindo com o meio científico”, explicou.

Aluna do IFMT São Vicente desde o ensino médio, Josilene Correa Rocha se formou em Zootecnia no ano de 2019 e agora foi aprovada para Doutorado do Programa de Pós-Graduação em Zootecnia pela Universidade Federal de Goiás (UFG).

“Optei por estudar em São Vicente por gostar da produção animal e pelas oportunidades. Espero aperfeiçoar os conhecimentos na área de nutrição e produção de aves e suínos, para me renovar como pessoa e profissional”, destacou. “Tenho interesse pela docência, mas sinto que preciso devolver de uma forma ou outra o investimento que a sociedade comigo”, completa.

Nossa aluna Sabrina Silva Santos, de Campo Verde, também finalizou o curso Bacharelado em Zootecnia agora em 2021, mas já havia sido aprovada para o Mestrado no Programa de Pós-graduação em Zootecnia (PPGZoo) na Universidade Federal de Rondonópolis (UFR).

Sobre estudar em São Vicente, ela destaca que “o curso de Zootecnia me chamou a atenção e pretendo seguir nessa área para num futuro me tornar docente”.

Lizabeth Aparecida Siqueira de Almeida, de Cuiabá, encerrou seus estudos no curso de Zootecnia em 2020. Agora ela foi aprovada no Mestrado do Programa de Pós graduação em Zootecnia na UFR.

Sobre estudar Zootecnia em São Vicente, ela se orgulha em dizer que optou “pois é um dos melhores cursos na área de Zootecnia, é uma escola/fazenda onde se aprende fazendo, além dos benefícios, como moradia e alimentação”.

A respeito do futuro nos estudos e nas pesquisas, “a expectativa é alta, pois desde o início do curso me envolvi em pesquisa e extensão e no mestrado espero que seja da mesma forma, apesar das circunstâncias atuais, mas espero que eu possa aproveitar muito mais que na graduação”, relata.

“Ao longo do curso mudei muitas vezes a área que pretendia seguir, mas no último ano, e principalmente nos estágios extracurricular e o obrigatório, percebi que tenho mais afinidade na carreira acadêmica. Eu acho que a pesquisa e o ensino pode avançar muito nas áreas de nutrição e produção animal”, complementa Lizabeth.

Nascido em Sinop/MT, Vicente Batista de Souza Junior foi aluno do Câmpus São Vicente desde 2013, época em que ingressou no ensino médio. Ele se formou em Zootecnia agora em março, já aprovado no Programa de Mestrado em Zootecnia da Universidade Federal de Goiás (UFG), local onde reside atualmente.

Vicente explica que optou por São Vicente por “estar dentro da fazenda e por causa da fama espetacular da instituição Brasil afora.” Sobre a continuidade dos estudos e vida profissional, “a priori pretendo seguir a linha de pesquisa até o nível de Pós-Doc, porém dependendo da situação governamental e social, posso migrar para o mundo do trabalho”, destaca. Ele também pretende atuar na pesquisa de forma geral, produzindo e promovendo ganhos e avanços tecnológicos na produção alimentícia da humanidade.

Estes são alguns exemplos, como tantos outros, de jovens que começaram seus estudos no IFMT São Vicente e agora estão fazendo a diferença no mercado de trabalho no Brasil afora.

“Aprender a fazer, fazendo”, o lema do IFMT São Vicente levado à risca e rendendo muitos bons frutos.