Alunos do campus Juína participam do Conecta IF em Brasília

Publicado por: Campus Juína / 22 de Setembro de 2017 às 14:56

O Conecta IF 2017 está sendo realizado pelo Instituto Federal de Brasília (IFB) e tem abrangência nacional, durante o qual 16 eventos acontecerão simultaneamente com atividades como oficinas, mostras, workshops, rodas de conversa, exposições, apresentações de protótipos de produtos, arte, cultura, desafios, palestras, competições, feiras, comunicação de resultados de pesquisa,dentre outros. A ideia é que duran te estes dias os participantes estejam totalmenteconectados com outras instituições, com a comunidade e com o mundo de trabalho.

Fruto do trabalho da Prof.ª Raquel Gonçalves Barbosa, as apresentações culturais “Falta d’água”, “O grito das sombras” e “Dream – um resumo da vida e odiscurso de Martin Luther King Jr ” foram aceitas e serão apresentadas em diferentes espaços do evento.

A apresentação “O grito das sombras” tem como objetivo externalizar o gritode indignação pela perda do ambiente natural. O formato escolhido foi o teatro de sombras por ser uma atividade desenvolvida e entendida por ouvintes e surdos, uma
vez que nesta turma (2º B do Curso Técnico em Meio Ambiente Integrado ao Ensino Médio) temos uma discente surda, mostrando assim a relevância do discurso.

Contamos também com o auxílio da discente Melyssa do 1º B do mesmo Curso para elaborar a animação computadorizada utilizada para compor o número. “O grito das sombras” terá seu momento no sábado, dia 23/09, às 9h30min durante o
encerramento do IncluiIF, evento satélite que reúne os temas com foco na inclusão.
Portanto, não havia melhor ocasião.

Em temos de conscientização sobre o uso dos recursos naturais, principalmente a água, a apresentação “Falta d’água” nos desafia a repensar nossas  atitudes e mostra-nos as consequências terríveis de não fazermos essa reflexão.

Embora num formato simples e mais comum como é a mímica, a relevância dessesminutos artísticos impactará os presentes. A equipe é composta por 6 discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (2º C) e se apresentarão em dois momentos: quarta e sexta às 10h00min no palco cultural.

O número “DREAM – Um resumo da vida e o discurso de Martin Luther King Jr.” tem como proposta de reflexão a segregação racial e se torna emocionante comrepresentação de vários episódios da vida e pedaços dos discursos do grande líder MARTIN LUTHER KING JR. Tendo a “Arte Humana” como ferramenta, 10 discentes do Curso Técnico Integrado ao Ensino Médio em Agropecuária (2º C) nos conduzem nessa viagem emocionante e reflexiva, já que nesses tempos ainda vivemos essa segregação ao nosso redor. Estes também se apresentarão em dois momentos:quarta e sexta às 10h10min no palco cultural.