início do conteúdo

Alunos do IFMT - Campus Sinop apresentam trabalhos premiados na V Feira de Ciências do município

Publicado por: Reitoria / 31 de Outubro de 2017 às 16:28

O IFMT - Campus Avançado Sinop integrou a V Feira de Ciências do município, realizada em parceria com a UFMT e outras instituições de ensino. A feira foi no dia 27 de outubro, e contou com a participação de 39 trabalhos, todos vencedores em suas unidades de ensino. Dois deles foram feitos pelos alunos do IFMT, que participou na categoria jovem.  

Os dois trabalhos apresentados foram ganhadores da II Feira de Ciências e Cultura do Campus Avançado Sinop, concorrendo, na etapa municipal, com 8 trabalhos de outras escolas. O primeiro lugar na feira municipal, foi do projeto “Discurso e memória: a (re)produção do espaço sinopense através dos epítetos”, que retratou a relação entre os epítetos e a formação do rótulo de cidade progressista pela mídia. 

Segundo seus autores, desde a sua fundação, na década de 70, até os dias atuais, a cidade sempre foi tomada pela mídia através de inúmeros epítetos, como A capital do Nortão, Eldorado na Amazônia, Epopeia na Selva, o que contribui/contribuiu para engrandecer a cidade, criando um estereótipo de cidade desenvolvimentista. 

O trabalho questiona como a memória discursiva (conceito utilizado pela teoria discursiva para designar a língua enquanto algo que significa pela história) faz movimentar e deslocar sentidos para a cidade através da circulação dos epítetos na mídia jornalística impressa. 

A orientadora do projeto foi a professora de Português/ Inglês, Keila Rejane Warmling, a coorientadora, a professora de História, Francieli Aparecida Marinato e os alunos Rafael José Barboza Souza e Sabrina Danzer, do 1º ano do curso de Automação Industrial integrado ao Ensino Médio. 

O protagonismo feminino em Sinop, que conquistou o 2º Lugar na Feira Municipal, partiu da verificação da atuação de mulheres pioneiras na história da cidade e da importância feminina no mercado de trabalho atual. 

Os autores buscaram investigar se há uma consciência social positiva e um reconhecimento do protagonismo feminino na cidade entre uma parcela dos jovens. Em uma sociedade em que predominam aspectos conservadores e elitistas, buscou-se compreender algumas expressões do empoderamento feminino e se há entre os jovens uma consciência da importância da atuação da mulher na história do município e também de uma condição de atuação social justa e igualitária. 

A orientadora foi a professora de História, Francieli Aparecida Marinato (Professora de história), o coorientador o professor de Filosofia,Talles Luiz de Faria e Sales e os alunos Angela Catarina Sanganfredo Santos, Jucielly Ketelin Lopes e Luiza Helena dos Santos Bach, dos primeiro e segundos anos do curso de eletromecânica integrado ao Ensino Médio.

 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT