Alunos do IFMT - Cuiabá e IFMT – Primavera do Leste conquistaram 3º lugar no Startup Weekend Cuiabá

Publicado por: Reitoria / 5 de Janeiro de 2016 às 07:44

Os alunos dos cursos superiores de Engenharia de Controle e Automação do IFMT - Campus Cuiabá e Primavera do Leste juntos fomaram a equipe EcoCharge e conquistaram o 3º lugar no Startup Weekend Cuiabá, que ocorreu no período de 18 a 20 de dezembro, na Arena Pantanal. O IFMT esteve presente como apoiador/parceiro do evento e com representação, por meio da coordenação do Núcleo de Inovação Tecnológica do IFMT (NIT/IFMT), na organização do mesmo.

A equipe do IFMT montou um dispositivo portátil que carrega os celulares com a utilização de energia solar. O técnico-administrativo do IFMT-Campus Cuiabá e integrante da equipe, Josué Nascimento, conta que a maioria das equipes no evento criaram um aplicativo (software) para os celulares, enquanto a equipe do IFMT montou um dispositivo portátil (hardware) funcional.

“Nós já temos um grupo de pesquisa no IFMT-Cuiabá e durante a realização do Startup Weekend conhecemos os alunos do IFMT- Primavera do Leste que se uniu à nossa equipe e se tornou a EcoCharge. Todos os alunos são do curso de Engenharia de Controle e Automação, o que facilitou, pois temos conhecimento na área. Nas 54 horas de evento montamos dois protótipos e conseguimos vendê-lo para uma moradora do bairro Cidade Alta, situado nas redondezas da Arena Pantanal”, disse Josué Nascimento.

A venda do protótipo foi um dos requisitos exigidos pela organização do evento, eles também conseguiram uma lista de 21 pessoas interessadas em adquirir o produto. Josué Nascimento salientou que o dispositivo recarrega a bateria de um celular no mesmo tempo de um carregador de energia eletrica de 110 volts.

Como premiação a equipe irá receber consultoria e mentoria para melhorar o carregador de celular que utiliza energia solar. Já está confirmado uma consultoria com a Google em São Paulo e uma visita ao estúdio de Maurício de Souza que também realiza investimentos em inovações tecnológicas.

O nome dos integrantes da Equipe EcoCharger são: Professora Juliana Antunes (Campus Cuiabá), Técnico-administrativo Josué Nascimento (Campus Cuiabá) e os alunos: Thainá Oliveira (Campus Cuiabá), Lucas Ferro (Campus Cuiabá), Kauan Araújo (Campus Primavera do Leste), Gustavo Menin (Campus Primavera do Leste), Deniver Schiitz (Campus Primavera do Leste), Pedro Toigo (Campus Primavera do Leste), João Porto (Campus Primavera). Todos estudantes de Engenharia de Controle e Automação em seus respectivos Campus.

O que é Startup Weekend - O Startup Weekend é o maior evento de empreendedorismo do mundo, realizado em mais de 130 países. O evento de Cuiabá foi o último evento do ano de 2015 no Brasil e o maior já realizado, recebeu 143 inscrições. Para acompanhar o desenvolvimento das ideias contou com 15 mentores, responsáveis por grandes startup brasileiras e de gabarito internacional, e juradores de aceleradoras de impacto nacional.

No Startup Weekend os participantes,  mentes criativas, inovadoras e empreendedoras,  têm a oportunidade  de  vivenciar um processo de transformação da uma ideia em um produto, processo ou serviço  útil para a sociedade. Desenvolvendo a ideia e fazendo a validação da mesma, junto ao público algo, chegam a um produto mínimo viável - MVP, assim constituem suas Startups.

Para o ecossistema de empreendedorismo e inovação de Cuiabá e todo estado de Mato Grosso  o SWCUIABÁ é uma semente que germinada  abre caminhos para a transformação, desenvolvimento e em poderá mentores social.

Para conhecer o Projeto Girassol Solar que é um dos projetos para ser apresentado no Workif realizado por esses mesmos alunos, basta acessar o canal deles no youtube denominado Arduino Brasil -www.youtube.com/arduinobrasil

Veja a premiação da equipe do IFMT no link - https://youtu.be/IV5H3D-z_W0