Alunos do IFMT participam da Maratona Células Empreendedoras

Publicado por: Reitoria / 24 de Agosto de 2017 às 17:36

Cerca de 120 alunos e 40 professores dos campi São Vicente, Juína, Confresa, Campo Novo de Parecis, Cuiabá, Bela Vista, Cáceres, Primavera do Leste, Diamantino e Rondonópolis participam de 22 a 25 de agosto, no Campus Cuiabá - Bela Vista, da Maratona Células Empreendedoras IFMT.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, professor Wander Barros, destacou que a ciência contemporânea passa por mudanças e essa ação do Programa Células Empreendedoras é um pontapé inicial no IFMT para que os alunos possam aprender metodologia e empreendedorismo, colocando em prática seus projetos.

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, falou que o Programa Células Empreendedoras desperta nos alunos um outro olhar para o mundo do trabalho, no qual estimula o empreendedorismo e a inovação. Com isso, apresenta outras possibilidades de atuação no mercado de trabalho.

O projeto Células Empreendedoras Mato Grosso compreende um conjunto de atividades baseadas na metodologia Células Empreendedoras visando o fomento de um ecossistema de empreendedorismo abrangendo três instituições públicas de ensino superior do Estado do Mato Grosso (IFMT, UFMT e Unemat), uma universidade privada (Univag) e as escolas técnicas estaduais com a coordenação da Secretaria de Estado de Ciência, Tecnologia e Inovação (Secitec).

As maratonas são cursos em forma de competição (gamificação) voltados a formação dos empreendedores e troca de conhecimentos entre os diversos atores do ecossistema. Espera-se como resultado das maratonas várias startups modeladas com ideias de alto valor agregado, equipes motivadas a transformá-las em negócios, e parcerias estabelecidas entre todos os atores do ecossistema presentes.

Células Empreendedoras é um programa/metodologia, idealizada pelo Prof. Dr. Genésio Gomes da Cruz Neto, voltada a criação e desenvolvimento de ecossistemas de educação empreendedora em universidades, empresas e escolas técnicas. A mesma é referência em educação empreendedora em centros universitários tendo já diversos prêmios conquistados, entre eles os de Educação Transformadora 2015 (da Rede Global do Empreendedorismo) e Educação Empreendedora Brasil 2012 (da Endeavor), além de ter resultados reconhecidos em projetos de estudantes ganhadores dos prêmios de entidades como Santander Universidades Empreendedorismo, ImagineCUP, Brasil Criativo, Revista Forbes, Desafio Brasil, BlackBerry Jam, entre outros, além de premiações locais como melhor projeto de extensão/empreendedorismo nas instituições e eventos onde foi usada.

Veja o Programa 2017 - Células Empreendedoras Mato Grosso