Alunos do IFMT Pontes e Lacerda participam de Projeto Rondon - Operação Paiaguás

Publicado por: Reitoria / 18 de Dezembro de 2015 às 16:17

Oito alunos dos cursos superiores do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia - IFMT Campus Pontes e Lacerda estão de malas prontas para uma aventura no município de Poxoréu, na região leste de Mato Grosso. Eles foram selecionados para participar do Projeto Rondon – Operação Paiaguás, coordenado pelo Ministério da Defesa, que envolve a participação voluntária de estudantes universitários na busca de soluções que contribuam para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e ampliem o bem-estar da população.

A equipe será acompanhada pelos professores Epaminondas de Matos Magalhães, coordenador do projeto no IFMT e Nilmara Meirelles. Entre os dias oito a 24 de janeiro, os alunos ficarão responsáveis por oferecer palestras educativas em diversas áreas, acompanhados de estudantes de outras áreas do conhecimento da Universidade de Cuiabá - Unic, que também integram a caravana.

“São assuntos voltados à proteção da criança e do idoso, prevenção a doenças sexualmente transmissíveis, empreendedorismo, oratória, entre outros temas. Por meio do projeto, os alunos poderão conhecer outra realidade, diferente da cidade onde vivem, além de vivenciar outras culturas e conhecimentos e praticar a integração com estudantes de outras áreas”, destaca Epaminondas.

Além do município de Poxoréu, os estudantes também participarão de atividades voltadas à comunidade indígena da etnia Xavante, na Aldeia Dom Bosco. Mas, antes de seguir viagem, participarão de um treinamento em Cuiabá, no 44º Batalhão de Infantaria Motorizado do Exército Brasileiro, outro parceiro da ação.

O estudante do curso de Licenciatura em Física, Cleiton Ferreira, é um dos participantes do projeto e afirma que está animado para a viagem. “É uma oportunidade de aplicar o que aprendi em sala de aula na comunidade. Estou na expectativa para visitar uma aldeia indígena pela primeira vez”, comenta.

Educação e cidadania

O Projeto Rondon é uma ação de integração social que dá oportunidade a universitários aplicarem na prática os conhecimentos acadêmicos, contribuindo para o desenvolvimento sustentável de comunidades carentes e o bem estar da população. Coordenado pelo Ministério da Defesa e outros órgãos federais, a ação tem como meta ajudar na formação cidadã dos estudantes, estimulando a produção de projetos coletivos que beneficiará a comunidade e municípios selecionados.

Cada instituição de ensino superior fica responsável por desenvolver um plano de trabalho contendo um diagnóstico com problemas da região e as ações realizadas para resolvê-los. O documento deve inserir as atividades previstas, objetivos, metodologia, público-alvo, cronograma e retorno esperado para a comunidade.

A Operação Paiaguás, edição especial em Mato Grosso, foi solicitada pelo governador Pedro Taques em alusão aos 150 anos de comemoração do nascimento do marechal Cândido Rondon. A condução do projeto está sob responsabilidade da Casa Civil e será realizado em parceria com o Governo Federal e municipais e entidades da sociedade civil.

Cristiane Fronza e Thiago Almeida