Atletas do IFMT-Pontes e Lacerda se preparam para o JIFMT 2019

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 9 de Maio de 2019 às 12:23

A preparação dos atletas do Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste está a todo vapor para a 6ª edição dos Jogos do Instituto Federal do Mato Grosso - JIFMT 2019, que será realizada de 19 a 24 de maio, em Barra do Garças. A delegação será composta por aproximadamente 70 estudantes. Equipes femininas e masculinas disputarão voleibol, futsal, xadrez e atletismo. Haverá ainda representatividade no basquetebol, handebol, vôlei de praia, tênis de mesa e judô, somente na categoria masculina.

A preparação para os JIFs teve início em março. Os treinos fazem parte do Projeto de Apoio ao Ensino de Treinamento Desportivo, que engloba as modalidades coletivas: vôlei, basquete, futsal e handebol e as modalidades individuais (atletismo e vôlei de praia). “Os treinos são realizados duas vezes na semana, com auxílio dos alunos bolsistas monitores esportivos. Dentre as fases de preparação, tivemos a participação em jogos amistosos, festivais municipais específicos de cada modalidade e teremos ainda a participação nos jogos escolares municipais, visando aprimorar as técnicas e táticas e corrigir as falhas necessárias”, afirmou a professora mestre, Aline Pereira Dutton, que integra a delegação.

Aline destacou ainda parcerias para a preparação. “Em relação ao judô, desenvolvemos uma parceira com o Projeto Esportivo de Judô, ofertado pelo sensei Hélio Garcia, nas dependências do Centro Integrado de Segurança e Cidadania (Cisc Municipal), no qual acolheu os alunos do IFMT de forma gratuita. Em contrapartida a Instituição ofertou as vestimentas de “quimonos” para os estudantes. A modalidade de xadrez se prepara a partir do Projeto de Extensão desenvolvido pelo professor coordenador Murilo Antônio de Oliveira. E o tênis de mesa é abordado no decorrer das aulas de Educação Física e em momentos recreativos, no qual a seleção ocorreu a partir dos jogos interclasses”.

A professora ainda resumiu a expectativa. “Acredito que é uma expectativa geral, da organização, dos professores de Educação Física e de toda a comunidade escolar, no que tange o sucesso da competição. A minha se concentra em ver a evolução do nível técnico dos estudantes/atletas. É incrível acompanhar o crescimento individual e coletivo dos nossos alunos, a cada competição vivenciamos momentos únicos de aprendizagem, os quais contribuem significativamente para a formação humana, e isso é a maior conquista que podemos ter”.

Os atletas ressaltam a dedicação aos treinos. “Ano passado não fui tão bem, mas venho treinando desde então para melhorar minha marca nessa edição e buscar o pódio. Além disso, a experiência no jogos é importante para troca de informações, conhecer novas pessoas, lugares, além do nível técnico, arbitragem, um outro ambiente de competição e estrutura”, declarou Gustavo Obara, aluno do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Controle Ambiental, que disputará na modalidade atletismo.

O sentimento é compartilhado pelo colega Danilo Moraes, também do 2º Ano do Ensino Médio Integrado ao Curso Técnico de Controle Ambiental.“A expectativa é grande. Competi ano passado e é uma experiência que agrega muito. É interessante notar nossa própria evolução nas etapas, dos treinos à competição em si. Pude conhecer novas pessoas, novos lugares. Espero vivenciar esses momentos novamente”.

Sobre o JIFMT- Os JIFMT fazem parte de um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica. Sua realização é um importante meio de mobilizar a juventude estudantil dos 19 campi do estado de Mato Grosso, em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando o exercício da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, direcionados à construção de um mundo mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

Por se tratar de um evento originalmente promovido pela extensão do IFMT, além de atender mais de 1.200 estudantes atletas do Instituto Federal, contribui com a cidade-sede ao movimentar a economia local. O evento também serve de classificatória para os atletas disputarem os Jogos Regionais e os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, deixando em evidência a marca do IFMT e de seus apoiadores.