Atletas do IFMT Várzea Grande se preparam para o JIFMT com treinos, participações em campeonatos e amistosos

Publicado por: Campus Várzea Grande / 7 de Maio de 2019 às 17:49

Estudantes-atletas do Instituto Federal de Mato Grosso - IFMT Campus Várzea Grande vêm se preparando para a 6º edição dos Jogos do Instituto Federal do Mato Grosso - JIFMT 2019, que será realizada de 19 a 24 de maio em Barra do Garças, desde o segundo semestre de 2018. Este ano, já a partir de janeiro de 2019, começaram os treinos físicos, participações em campeonatos e os amistosos, realizados geralmente aos sábados. Dentre as atividades das quais participaram e ganharam (na maioria), estão o Campeonato FutsalÊ, o Torneio Arena (basquetebol) e Estaduais de handebol na categoria adulto, além de vários amistosos.

Segundo o Kléber Bignarde, professor de Educação Física e Presidente da Comissão do JIFMT no campus, temos boas expectativas no Handebol feminino, futsal feminino e masculino e vôlei de quadra feminino e masculino: "Nas modalidades coletivas estamos indo com chances!". O tênis de mesa e o judô também vão bem fortes e o xadrez vai conseguir participar da modalidade em equipe este ano, explicou Kléber.

Para a atleta-caloura do futsal, Gabriella de Almeida Ferreira, do 2° semestre de Logística, o time está bem unido e ela tem "total confiança de vitória": "Estamos bem unidas, uma sempre ajudando a outra, ganhamos uns amistosos e estamos confiantes!". Segundo Gabriella, além de treinar quatro vezes por semana com os outros atletas, ela ainda treina fortalecimento em casa, todos os dias. Como ela nunca foi aos jogos antes, ela acha que a principal dificuldade será a saudade da família, mas afirma que tem o apoio deles.

Já Carolina Rodrigues Rosario de Lima, do 5º semestre de Edificações e veterana nos jogos, afirma que os times de handebol e vôlei dos quais participa são bem unidos: "as poucas intrigas acabaram com uns três meses treinando junto e as viagens (para amistosos em Tangará e em Poconé) também fizeram o pessoal ficar mais unido e compreensivo". Ela treina vôlei todas segundas e sábados e o handebol às sextas e sábados, além de treino extra na terça-feira e explicou que "o desempenho cresceu muito com os treinos e o com o passar desses dois jogos". "Sem dúvida a equipe não é mais a mesma e creio que temos grande chance de pegar algumas medalhas", finalizou a atleta.

Vinícios Pereira de Sousa Hartmann, estagiário de Educação Física, afirmou que este ano os(as) atletas estão bem mais preparados(as) do que nas duas últimas edições e que vê no espírito de grupo que "estão muito mais motivados em relação à resultados positivos e a dedicação das meninas do futsal está visível!". Vinícius contou ainda que leva todos para fazerem o treino físico no Parque das Águas e no Complexo Dom Aquino, correndo nas pistas e finalizando na areia.

Sobre o 6º JIFMT (Saiba mais em https://jifmt2019.ifmt.edu.br/)

Os JIFMT fazem parte de um amplo programa desportivo da rede de educação profissional e tecnológica. Sua realização é um importante meio de mobilizar a juventude estudantil dos 19 campi do estado de Mato Grosso, em torno da democratização do esporte e lazer, educando o jovem pela prática desportiva escolar, difundindo e reforçando o exercício da cidadania e dos ideais do movimento olímpico, direcionados à construção de um mundo mais pacífico, livre de qualquer tipo de discriminação e dentro do espírito de compreensão mútua, fraternidade, solidariedade e cultura da paz.

Por se tratar de um evento originalmente promovido pela extensão do IFMT, além de atender mais de 1.200 estudantes atletas do Instituto Federal, contribui com a cidade-sede ao movimentar a economia local. O evento também serve de classificatória para os atletas disputarem os Jogos Regionais e os Jogos Nacionais dos Institutos Federais, deixando em evidência a marca do IFMT e de seus apoiadores.