Aula inaugural marca início das atividades letivas no Campus Avançado de Diamantino

Publicado por: Reitoria / 24 de Julho de 2015 às 14:22

O Instituto Federal de Mato Grosso – Campus Avançado de Diamantino realizou na tarde da última quinta-feira (24/07/15), a Aula Inaugural que marcou o início das atividades letivas da instituição no município. O evento teve a presença do reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, pró-reitores, diretores gerais e autoridades locais, do alunado e da comunidade em geral. A palestra de abertura foi proferida pelo reitor, que explanou aos novos estudantes do IFMT a história, dimensão e expansão da rede no Estado, além de ressaltar o papel que a educação profissional possui no desenvolvimento socioeconômico local e que pode alcançar também no crescimento pessoal de cada estudante.

“O Instituto Federal de Mato Grosso chega a Diamantino para promover a educação profissional e tecnológica, gratuita e de qualidade, reconhecida com IGC 4 (avaliação de 1 a 5), não havendo nenhuma instituição no Estado com nota mais alta que esta, além das notas obtidas no Enem, onde somos escola pública que alcançou as melhores notas em Mato Grosso”, afirmou o reitor. Falando aos estudantes, o reitor destacou a verba que será destinada a assistência estudantil no Campus, contribuindo para a permanência em sala de aula. “Nossa intenção é de que todos vocês possam estar em nossas salas de aula, todos os dias, e empenharemos esforços para isso, com a oferta de ensino, pesquisa e extensão de qualidade e com apoio da assistência estudantil. O IFMT é feito para os alunos e a eles pertence, por isso desejo boas vindas a todos”, disse José Bispo.

Segundo a diretora-geral do Campus Avançado, Maria Auxiliadora Almeida, ela pode perceber o entusiasmo dos estudantes com o início das atividades, assim como a receptividade que a Instituição recebeu da comunidade local e dos municípios vizinhos. “Nesta última semana, conversei com prefeitos, autoridades e secretarias e certamente trabalharemos em parcerias que beneficiarão toda a comunidade”, explicou.

O auditório repleto de estudantes recebeu a Aula Inaugural e, ao seu término, o fechamento de uma “cápsula do tempo”, onde os presentes puderam depositar em uma urna – que será lacrada e aberta daqui dez anos – suas expectativas, anseios e sonhos para suas vidas e para a Instituição. Dentre aqueles que depositaram suas cartas, estavam Suely França Leite Ratier e Talita Gabriela Leite Ratier, mãe e filha, que aos 51 e 17 anos, foram selecionadas juntas para os cursos da Instituição. Moradoras de uma comunidade rural, sonham com uma qualificação profissional e também com a verticalização de seus estudos. “Terminei o ensino médio e busco aproveitar todas as possibilidades de fazer cursos. Irei agora fazer um curso técnico - o que é excelente -  mas sonho fazer uma faculdade; estudando com minha filha, poderemos nos ajudar a alcançar nossos objetivos”, contou Suely.

Presenças na aula inaugural – Estiveram presentes ao evento - além do reitor do IFMT, José Bispo Barbosa, e da diretora-geral do Campus, Maria Auxiliadora Almeida - três pró-reitores do IFMT: Levi Pires de Andrade (pró-reitor de extensão), Ghilson Ramalho Correa (pró-reitor de ensino), Gláucia Mara de Barros (pró-reitora de administração); do diretor de planejamento executivo, Willian de Paula; do diretor-geral do Campus Avançado de Tangará da Serra, Gilcélio Peres; do professor Luis Miguel, diretor da Secitec; do presidente da Câmara de Vereadores de Diamantino, vereador Josenil Costa; do prefeito de Alto Paraguai, Odair José; e do prefeito de Diamantino, Juviano Lincoln.

Ex-aluno da antiga Escola Técnica Federal, atualmente Campus Cuiabá – Cel. Octayde Jorge da Silva, o prefeito municipal de Diamantino, Juviano Lincoln exprimiu todo seu contentamento com a instalação do Campus do IFMT em Diamantino. “É motivo de muito orgulho termos em nosso município um Campus do IFMT, referência nacional em qualidade de ensino”, comemorou o prefeito, que avaliou ainda os impactos positivos que a chegada da instituição pode trazer ao município. “Permitiremos que nossos jovens continuem no município, estudando em uma instituição de qualidade, e com o aumento da escolaridade e instrução certamente teremos melhores cidadãos e estes terão melhorias em qualidade de vida”, avaliou o prefeito.

Cursos – O Campus Avançado de Diamantino inicia suas atividades pedagógicas com três cursos técnicos concomitantes ao ensino médio, nas áreas de administração, secretariado e informática. Nos cursos concomitantes, os alunos de ensino médio seguem matriculados em suas escolas de ensino médio e cursam paralelamente o ensino técnico no IFMT. Estão ainda previstos para este ano, a oferta de mais três cursos FIC (Formação Inicial e Continuada), que são cursos de qualificação profissional de curta duração. Para o próximo ano (2016), o Campus Avançado iniciará a oferta de cursos técnicos integrados ao ensino médio, onde os estudantes poderão cursar tanto o ensino médio como o técnico na instituição

Ascom/Reitoria/IFMT, 24/07/15