Bazar Vênus, Feira e Exposição marcam 8 de março no IFMT

Publicado por: Reitoria / 9 de Março de 2018 às 13:30

Bazar Vênus, Feira da Mulher Empreendedora, Palestra e Exposição, na Praça Ipiranga, foram algumas das atividades da programação do IFMT em comemoração ao Dia Internacional da Mulher, realizada na quinta-feira (8).

A segunda edição do Bazar Vênus, cujo nome foi inspirado na deusa mitológica do amor e da beleza, movimentou o auditório da Reitoria, com a participação de servidoras e trabalhadoras terceirizadas dos campi da Baixada Cuiabana.

O evento é uma iniciativa da Pró-Reitoria de Extensão (PROEX), em conjunto com o Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSSQVT) da Diretoria Sistêmica de Gestão de Pessoas (DSGP).

Além da troca de itens novos ou usados, o Bazar Vênus foi uma oportunidade para as mulheres empreendedoras divulgarem seus talentos. Na avaliação da servidora da Proex, Léia Paula Xavier, a proposta de tornar o bazar um momento de encontro de mulheres, integrando as servidoras da Reitoria e dos campi foi alcançada.

“Foi um momento rico de troca material e também de confraternização”, resumiu Léia, enquanto cuidava do caixa solidário e recebia algumas moedas socias vênus de outras servidoras que saiam com as sacolas cheias.

As roupas, calçados e acessórios não comercializados serão doados à Casa do Migrante, na capital. “Este ano escolhemos auxiliar essa instituição que está recebendo muitos migrantes venezuelanos”, explicou a psicóloga do NSSQVT, Bianca Moreira.

Paralelamente ao bazar solidário, a Feira da Mulher Empreendedora também foi movimentada. As servidoras empreendedoras disseram estar satisfeitas com as vendas realizadas e os contatos estabelecidos.

“Quase não deu tempo para conversarmos. Foi realmente uma ótima vitrine para os nossos pequenos negócios”, avaliaram, em coro, Tatiane Cunha (PROEX), Reni Elisa (DGTI) e Terezinha Hota (DSGP), que venderam joias em prata e produtos de beleza.

Pela manhã, a palestra sobre os desafios presentes na vida da mulher contemporânea, como as diferentes formas de violência e desigualdades ainda sofridas contou com a participação de 80 pessoas. A palestra foi ministrada pela professora e pesquisadora do campus Cuiabá, Gisleine Crepaldi.

Um café da manhã foi oferecido pelo Sindicato Nacional dos Servidores Federais (Sinasefe) às mulheres e, em seguida, 25 servidoras participaram de uma oficina de maquiagem.

“A palestra foi esclarecedora e todas as outras atividades muito bem organizadas. Foi um dia agradável e positivo para todas”, aprovou a servidora do campus São Vicente, Meires Alves da Conceição.

Exposição na Praça Ipiranga – A pesquisadora da pró-reitoria de Ensino do IFMT, (Proen), Sílvia Stering, integrou uma exposição, em parceria com a UFMT, sobre projetos de empoderamento feminino, cidadania e geração de emprego e renda, a exemplo do Teresa de Benguela, desenvolvido pelo IFMT.

A exposição também abordou a atuação das duas instituições públicas de ensino. Foram prestadas orientações e distribuídos materiais informativos como forma de apresentar às mulheres as oportunidades diversas ofertadas.

“Divulgamos algumas ações voltadas ao desenvolvimento cultural, econômico e social da mulher e, ao mesmo tempo, o papel, o espaço e o trabalho do instituto federal e da universidade, que estão a serviço da comunidade e dos filhos das trabalhadoras, oferecendo o acesso a uma educação pública e de qualidade”, afirmou a pesquisadora.