Campus Avançado de Diamantino: Estudante apresentou trabalho científico na UNICAMP

Publicado por: Reitoria / 4 de Julho de 2017 às 09:59

A aluna Poliana Sales Gonçalves do IFMT Campus Avançado Diamantino apresentou o trabalho científico Índices de vegetação aplicados sobre os padrões de ocupação do Cerrado no município de Diamantino, Mato Grosso, no XVII Simpósio Brasileiro de Geografia Física Aplicada, realizado de 28 de junho a 02 de julho, na Universidade Estadual de Campinas (UNICAMP), na cidade de Campinas (SP).

O objetivo do estudo foi utilizar imagens do satélite como recurso para identificar os padrões de ocupação do Cerrado, com destaque para o mapeamento do cerrado florestal e o cerrado savânico, no contexto do município de Diamantino-MT.

O trabalho científico foi elaborado conjuntamente com o professor Edcassio Avelino, atualmente lotado no IFBA Campus Eunápolis na Bahia, e faz parte dos resultados preliminares obtidos por meio do projeto de pesquisa intitulado A dinâmica da formação florestal do cerrado no município de Diamantino-MT: um estudo multitemporal a partir de imagem de satélite, aprovado do edital 033/2016 da Pró-Reitoria de Pesquisa e Inovação – PROPES.

De acordo com o professor Edcassio Avelino “É uma honra apresentar a produção acadêmica feita por meio do IFMT no maior evento da Geografia Física brasileira, além disso, mostra aos alunos do IFMT que eles recebem uma formação sólida, permitindo ingressar nas importantes universidades brasileiras, como é o caso da UNICAMP”.

Segundo a estudante Poliana Sales Gonçalves a apresentação do trabalho científico foi “uma oportunidade incrível de demonstrar todo o conhecimento adquirido e produzido durante a pesquisa, e apresentá-lo em uma das mais renomadas universidades do Brasil, como a Unicamp, foi uma experiência única que me impulsionou ainda mais a traçar objetivos cada vez maiores.”

A professora de geografia do IFMT, Zaira Moutinho, que acompanhou a estudante na viagem de Diamantino-MT para Campinas-SP, afirma que foi uma excelente demonstração de compromisso do IFMT com seus discentes. “Esse é um grande incentivo para a educanda e os ganhos vão além da iniciação científica, é uma possibilidade para ampliar os horizontes de vida. Esperamos apoiar mais aqueles(as) estudantes que se  envolvem e se dedicam como a Poliana”, finalizou a docente Zaira Moutinho.