Campus Avançado Tangará da Serra encerra primeiro módulo de curso para detentas

Publicado por: Reitoria / 6 de Agosto de 2019 às 17:06

Foi concluído na segunda-feira (5) o primeiro módulo do projeto “Empreender para a Liberdade: Mulheres preciosas da cadeia pública de Tangará da Serra/MT”, fruto da parceria entre o campus e a Pró-reitoria de Extensão (PROEX) - Edital 26/2019-RTR/Proex/Ativa. Coordenado pela Profª Maria Cleunice Faninati da Silva, o projeto integra o Programa Teresa de Benguela, que visa fomentar o empreendedorismo em mulheres em risco ou vulnerabilidade social.

O encerramento aconteceu nas dependências da cadeia pública feminina com a participação das vinte reeducandas, da equipe do projeto (bolsistas e apoiadoras), da juíza criminal Drª Edna Coutinho, da diretora do presídio Marciele Aparecida Naves e do diretor-geral do campus Avançado Tangará da Serra, professor Gilcélio Peres.

O projeto está oferecendo o curso técnico de “Alimentos Saudáveis” na modalidade FIC – Formação Inicial e Continuada, divido em três Núcleos: Fundamental, Articulador e Núcleo específico, totalizando 170 horas/aulas. No primeiro, foram ministrados conteúdos de redação oficial, comunicação empresarial, língua inglesa básica e matemática básica. Também foi realizada a atividade do mapa da vida possibilitando às detentas a reflexão de seu passado, presente e futuro.

Segundo a Professora Maria Cleunice “além da parceria com a SEJUDH e a equipe de servidores do campus a colaboração de profissionais da comunidade externa tem sido fundamental para a realização do projeto”.

Já a Juíza Criminal Drª Edna Coutinho destacou a parceria com o IFMT. “Agradecemos muito a iniciativa do Instituto Federal aqui de Tangará da Serra e acreditamos que este tipo de ação possibilita, sim, a reeducação das detentas”.

Para a Diretora do Presídio, Marciele Aparecida Naves, a presença do Instituto Federal no presídio tem feito a diferença no processo de reeducação das detentas. “A gente percebe o quanto as meninas ficam animadas e se envolvem nas atividades que são realizadas”, observou Marciele.

O diretor-geral do campus avançado Tangará da Serra parabenizou a professora Maria Cleunice, suas bolsistas e apoiadoras e enfatizou que a missão do IFMT é promover o desenvolvimento econômico e humano do local onde está inserido.

“E através deste projeto a instituição demonstra seu compromisso com todas as pessoas, seu perfil extensionista, plural, democrático e social”, enfatizou. Além deste projeto o IFMT, são desenvolvidas aulas de música (canto coral) e cinema, com exibição de filmes e debate com as reeducandas.

“Todas estas ações visam reinserir as alunas na sociedade como profissionais competentes e habilitadas. Deste modo, espera-se que por meio de formação e capacitação estas mulheres se tornem motivadas e empoderadas, para que, quando em liberdade, tenham meios de inserir-se no mercado de trabalho”, finalizou Peres.

Marcadores: ifmt_1