Campus Cáceres: Projeto de extensão participou do 28º Mutirão de limpeza do Rio Paraguai

Publicado por: Reitoria / 5 de Dezembro de 2016 às 15:45

O técnico em audiovisual do IFMT-Campus Cáceres e coordenador do projeto de extensão “Conscientização Ambiental dos Pescadores e Turistas da Bacia do Pantanal do IFMT”, Saulo Nobre e o aluno técnico agropecuário e bolsista, Denni Bazzan, participaram no mês de novembro do 28º Mutirão de Limpeza do Rio Paraguai. A ação ambiental, segundo o site FISHTV, reuniu cerca de 80 embarcações, 240 pessoas na atividade e retirou do rio oito caminhões de lixo, entre o rio Sepotuba e Jaurú.

Sobre o projeto de extensão do IFMT-Campus Cáceres, o técnico em audiovisual, Saulo Nobre explicou que ele é desenvolvido em parceria com a comunidade ribeirinha dos afluentes do Pantanal. “Eu e o discente bolsista Denni Bazan, visitamos comunidades e pousadas da região levando a eles o conhecimento em relação ao modo correto de coleta e estoque de lixo e seu potencial energético (biocombustível) e financeiro (reciclagem), assim como o seu potencial poluidor e seus malefícios ao Pantanal”, conta Nobre.

De acordo com a visita inicial a certas comunidades onde é grande o número de pessoas, marcamos uma data de retorno e fazemos uma palestra sobre esse tema. Saulo Nobre relembra que muitos desses ribeirinhos já foram atendidos pelo IFMT através do PROEJA FIC e mudaram radicalmente de vida aprendendo a ler, escrever e outros.

O coordenador do projeto de extensão, Saulo Nobre, disse que na maioria das comunidades que visitaram o único acesso foi através do rio, por isso o projeto “Conscientização Ambiental dos Pescadores e Turistas da Bacia do Pantanal do IFMT” conta com barco, motor e caminhoneta da instituição, e destaca que o retorno é compensador. “Algumas comunidades chegaram a ligar no campus perguntando quando iremos visitá-los, demostrando um grande interesse em nossas ações. É extremamente gratificante na primeira visita você conversar com duas, três pessoas e na visita de retorno para realização da palestra encontrar quase toda a comunidade a sua espera, reunida e atenta, ávidos por conhecimento”, descreve o técnico em audiovisual, Saulo Nobre.