Campus Cuiabá – Bela Vista completa 1000 análises de COVID-19 em parceria com a Prefeitura de Cuiabá

Publicado por: Campus Cuiabá - Bela Vista / 22 de Junho de 2020 às 11:34

O Campus Cuiabá – Bela Vista do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) completou na última sexta-feira (19) a análise de 1000 exames laboratoriais para COVID-19 no laboratório de Biotecnologia do Campus. Por meio de parceria com a Prefeitura de Cuiabá e Ministério Público do Trabalho (MPT), o laboratório do Campus iniciou os exames no dia 27 de maio.

Em menos de 30 dias, na última sexta-feira (19), o laboratório de Biotecnologia do Campus Cuiabá – Bela Vista realizou um total de 1136 exames laboratoriais para COVID-19. Destes, 54,27% deram resultado positivo para COVID-19, 37% negativo, e 8,77% foram inconclusivos.

“Desde a segunda semana conseguimos ampliar nossa capacidade para a análise de 300 amostras por dia. Estes números variam a depender da logística de encaminhamento de amostras por parte do Sistema Público de Saúde. Temos trabalhado com uma equipe ampla para garantir a inclusão dos resultados no tempo mais breve possível”, destacou Sandra Mariotto, professora do Campus Cuiabá – Bela Vista responsável pela Coordenação do Laboratório de Biotecnologia.

A ação realizada pelo Campus Cuiabá – Bela Vista em Parceria com o Ministério Público do Trabalho (MPT) e Prefeitura de Cuiabá representam um investimento de R$ 1 milhão em equipamentos. Destes, R$ 200 mil do MPT para aquisição de EPIs e insumos e R$ 800 mil da Prefeitura de Cuiabá para a aquisição da máquina RT-PCR, específica para a realização dessas análises.

“A parceria denota nosso compromisso com a saúde e a preservação das vidas. Todo investimento feito no enfrentamento à pandemia tem esse objetivo. A gestão não vai ser, jamais, omissa quando o que está em jogo são as vidas. Adquirimos cinco mil kits de exames e o equipamento RT-PCR, o chamado padrão ouro que tem uma alta confiabilidade, podendo assim garantir maior agilidade nos resultados, o que possibilita celeridade no tratamento das pessoas acometidas pela Covid19”, declarou o prefeito Emanuel Pinheiro.

Para o diretor-geral do Campus Cuiabá – Bela Vista, Deiver Teixeira, a Instituição está cumprindo seu papel social aplicando o conhecimento produzido dentro do Campus em uma causa essencial para a comunidade. “Estamos e estaremos sempre de portas abertas para atender a população com tudo o que produzimos dentro do Campus. Nossa meta é continuar sendo referência na produção científica e, mais do que isso, não deixar que ela fique represada dos muros para dentro. Queremos, sim, que o conhecimento produzido por nós seja relevante para a sociedade em sua integralidade”.