Campus Cuiabá: Professor da Universidade de Huelva da Espanha realiza amanhã (27/10), palestra sobre nova teoria de aprendizagem da matemática

Publicado por: Campus Cuiabá / 26 de Outubro de 2016 às 11:46

O IFMT - Campus Cuiabá promove nessa promove quinta-feira, 27, às 19 h, na sala de Projeções uma palestra com o professor doutor José Carrillo Yañéz da Universidade de Huelva, Espanha, que irá apresentar a nova teoria de aprendizagem da matemática. A palestra tem o objetivo de oportunizar a qualificação na teoria matemática MTSK, que significa “Conhecimento especializado para professores de matemática”.

A palestra é destinada a professores, graduandos, mestres e doutores. Segundo o professor e organizador da palestra no Campus Cuiabá, Jefferson Moriel, a teoria MTSK explica o que é que todo professor de Matemática deve conhecer para desenvolver seu ensino focado na aprendizagem. “Estudos científicos usando a teoria comprovam que ensinar não é um ”dom divino". Trata-se de uma atividade profissional que exige uma formação altamente específica e, principalmente, especializada”, afirmou.

O professor José Yañéz coordena o projeto intitulado “Caracterización del conocimiento especializado del professorado de Matemáticas”, fomentado pelo Ministério de Economia e Competitividade da Espanha e atua no Programa de Doutorado IEACAD (Huelva, Espanha). Ele também é Catedrático em Didática de las Matemáticas e foi coordenador de projeto vinculado a Universidade de Cambridge.

Sob sua orientação 11 teses doutorais com o MTSK foram defendidas recentemente, incluindo uma coorientação no Brasil. Este modelo tem tido repercussão internacional, sendo que sessões inteiras foram dedicadas a sua apresentação e discussão em eventos internacionais como CERME 8 (Turquia, fevereiro 2013) e RELME 27 (Buenos Aires, julho 2013), incluindo debate em várias edições do evento da Sociedade Espanhola de Investigação em Educação Matemática - SEIEM (Baeza, 2012; Badajoz, 2013; Bilbao, 2013).

As vagas para a palestra são limitadas e a inscrição deve ser feita online no endereço: https://migre.me/vdhio outras informações no fone 3318-1522.

Ascom/Campus Cuiabá