Campus Cuiabá será representado por três equipes na 9ª ONHB neste fim de semana

Publicado por: Campus Cuiabá / 17 de Agosto de 2017 às 13:16

Nove estudantes do Campus Cuiabá partem para a final da 9ª Olimpíada Nacional em História do Brasil (ONHB) nesta sexta, 18, que acontecerá na Universidade de Campinas (Unicamp). Ao todo, 307 equipes foram convocadas para a grande final. Em Mato Grosso, cinco equipes foram selecionadas, sendo três do Campus Cuiabá.

A equipe Caravelas do Sucesso, composta pelos alunos do 2º ano de Informática, Ademir Junior, Thiago Carajoinas e Cristtal Siqueira, atingiu a maior pontuação do estado e ganhou as passagens pagas pela ONHB. As equipes Rodrigo +2, com Rodrigo Ramos, Edson Rossatto e João Victor, e Xomanos, composta por Lucas Saplak, Daniella Lima e Kelven Candido, do 3º ano de Edificações, buscaram patrocínio e realizaram rifas para custear a viagem até Campinas.

Para Ademir, a olimpíada estimula a estudar por causa do seu formato diferente. “Não é apenas para testar nosso conhecimento, mas também para fornecer. Não fomos obrigados a decorar assuntos e mantermo-nos sentados numa cadeira durante horas para realização de uma prova”, avaliou.

Os estudantes contam que se prepararam para a final estudando, principalmente, sobre a Reforma do Ensino Médio por ter sido muito abordada durante as outras fases e estão muito ansiosos. “Estamos nervosos por ter uma grande responsabilidade de voltar com a medalha e também muito eufóricos”, afirmou Cristtal.

A professora Cátia de Almeida, orientadora das equipes, teve um papel fundamental para os estudantes. “Ela que propôs a participação na olimpíada e nos apoiou em todas as fases. Ao longo do tempo, fomos percebendo que história é muito interessante”, relatou a aluna.

IFMT - Campus Cuiabá/ Jones Martinho