Campus de Alta Floresta celebrou o mês da Consciência Negra refletindo “O que é ser negro no Brasil, hoje?”

Publicado por: Reitoria / 3 de Dezembro de 2019 às 19:01

Entre os dias 19 e 22 de novembro, o IFMT Campus Alta Floresta realizou a sua Primeira Semana da Consciência Negra. A realização do evento relaciona-se a Lei 10.639/03 que obriga as escolas a tematizarem a “História e Cultura Afro-Brasileira”.

Ao longo da semana, os alunos refletiram sobre o tema “O que é ser negro no Brasil, hoje?”, sendo expostos a painéis ilustrativos que ressaltaram o protagonismo negro brasileiro e mundial, a luta histórica do movimento negro pelo acesso à educação e dados socioeconômicos referentes à população negra brasileira.

Na solenidade oficial o Diretor Geral do Campus Alta Floresta, Julio César dos Santos, ressaltou a contribuição de Teresa de Benguela na construção da história e dos valores do povo mato grossense.

No dia 19 de novembro ocorreram duas mesas-redondas, a primeira com o tema “Mulheres e Negritude”, contou com as palestrantes a cantora Aline Veras, do Instituto Ouro Verde e a professora Carla de Fátima Cordeiro, do IFMT Campus Campo Novo do Parecis, com mediação da professora Keila Michelly Canhina Sachimbombo, do IFMT Campus Alta Floresta.

A segunda mesa teve como palestrantes os professores Gean Nunes, da E.E. Rui Barbosa (Alta Floresta) e Fernando Viana Costa, do IFMT Campus Guarantã do Norte, que abordaram o “Racismo e Políticas Afirmativas”. O debate foi mediado pela professora Elisângela de Souza do IFMT Campus Alta Floresta.

A programação cultural contou com a participação do Grupo Okavango Capoeira (Carlinda), do Grupo de Teatro Fulcro Abstração (IFMT), do Grupo de Hip Hop Metanóia Crew, da cantora Aline Veras, das performances de Wilson Gaia e de um Slam de poesias produzido pelos alunos do ensino médio.

O evento teve apoio do Núcleo de Estudos Afro-brasileiros, Indígenas e de Fronteira Maria Dimpina Lobo Duarte (NEABI/NUMDI), da Comissão de Gênero, da direção geral e dos servidores do Campus Alta Floresta.