Campus Várzea Grande: Programa Teresa de Benguela promove inclusão digital e empoderamento de mulheres negras e catadoras de materiais recicláveis

Publicado por: Campus Várzea Grande / 17 de Novembro de 2017 às 11:39

Neste sábado (18/11), será realizada uma oficina de turbantes durante as atividades de inclusão digital e social do Programa de Extensão Teresa de Benguela do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT). As atividades com turbantes fazem parte das comemorações alusivas ao Dia da Consciência Negra (20 de novembro). As atividades serão realizadas no IFMT Campus Várzea Grande, a partir das 8h (manhã).

O programa promove capacitação para um grupo de, aproximadamente, 20 mulheres que atuam como catadoras de materiais recicláveis na Grande Cuiabá.

SOBRE O PROJETO

Este projeto tem por objetivo oferecer qualificação social e profissional a mulheres trabalhadoras da Associação de Catadores de Resíduos Sólidos do Município de Várzea Grande, região metropolitana de Cuiabá, por meio do curso Inclusão Digital, Tecnologia e Valorização do Trabalho Feminino, com carga horária de 160 horas.

As mulheres catadoras são majoritariamente negras e encontram no projeto um importante espaço de reconhecimento e valorização da cultura afro-brasileira, o que possibilita uma ressignificação de sua autoimagem e seu empoderamento frente às situações de opressão de viés étnico-racial.

Para desenvolvimento do curso são trabalhadas questões relativas a Trabalho Feminino e Economia, Saúde e  Segurança no Trabalho, a Economia Solidária e o Trabalho Coletivo, e Informática Básica. Espera-se com essa formação contribuir para o empoderamento das mulheres catadoras para a compreensão da importância da educação formal e do acesso aos conhecimentos tecnológicos para melhoria da qualidade de vida e a ressignificação das suas relações de vida e trabalho, formando assim as bases que motivem a elevação dos níveis de escolaridade dos sujeitos que vivem da coleta de resíduos sólidos.

A execução do projeto se dá pela cooperação entre diversos profissionais e estudantes do IFMT: Anny Nelson (VGD), Jussara Edna Meira da Silva (DMT), Kléberson Pierre Cardoso de Jesus (VGD), Marina Marques de Arruda (RTR), Luciana Gonçalves de Lima (RTR), Rafael Rodrigues (VGD), Rafaela Nogueira (VGD), Marcela Ribeiro (VGD), Vitória Bruna Arruda (VGD).

IFMT – Campus Várzea Grande/ texto: professor Kleberson Cardoso