início do conteúdo

Chamada CNPq/MCTIC Nº 09/2019 da Semana Nacional De Ciência e Tecnologia - SNCT 2019

Publicado por: Reitoria / 7 de Agosto de 2019 às 12:46

O Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico – CNPq e o Ministério da Ciência, Tecnologia, Inovações e Comunicações - MCTIC, divulgaram a Chamada 09/2019 para a Semana Nacional de Ciência e Tecnologia - SNCT 2019, com o objetivo de apoiar projetos de eventos de divulgação e popularização da ciência, que visem contribuir com o desenvolvimento científico e tecnológico no país.

Os eventos, que deverão ocorrer em todas as Unidades Federativas do país, deverão ter abrangência municipal, estadual/distrital e/ou regional e deverão desenvolver o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para Desenvolvimento Sustentável”.

 Esses eventos ou atividades deverão ocorrer durante o período de realização da Semana Nacional de Ciência e Tecnologia, de 21 a 27 de outubro de 2019, e devem contemplar alunos da educação básica, do ensino profissionalizante/técnico, do ensino superior, tanto da rede pública quanto privada de ensino. Escolas e instituições localizadas em municípios com baixos índices de IDHM (segundo censo demográfico de 2010 - IBGE) também devem ser alvos dos projetos. Além dos demais segmentos da sociedade, como pessoas com deficiência, comunidades indígenas, quilombolas e ribeirinhas, povos tradicionais, meninas/mulheres, moradores de periferias urbanas, populações rurais, entre outros.

Os projetos deverão apresentar plano de comunicação, contendo:

  • Previsão de utilização e/ou criação de perfis nas plataformas de redes sociais, de maneira que as atividades desenvolvidas também sejam veiculadas e promovidas na Internet e todo o conteúdo postado nesses perfis devem ser registrados com a hashtag #snct2019;
  • Eventos ou atividades propostos para iniciar em datas distintas da SNCT serão considerados exceções e deverão ser devidamente justificados na proposta;
  • São consideradas prioritárias as atividades extramuros, as propostas para locais públicos e de grande fluxo de pessoas, as atividades institucionais abertas e amplamente divulgadas, bem como as que apresentem garantias de acessibilidade.

Os projetos deverão ser elaborados buscando atender uma das seguintes linhas:

LINHA A - Projetos de Abrangência Estadual ou Distrital

Deverão seguir o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, demonstrando na justificativa do projeto como o assunto será abordado no evento e nas atividades previstas; poderão ser desenvolvidos em uma ou mais modalidades de eventos e podem vir a ser contemplados com valores de até R$100.000,00. Esses projetos deverão prever atendimento de um percentual mínimo de municípios, que varia de acordo com o total existente de cada Unidade Federativa, conforme quadro disposto no item 1.4.1.1 da Chamada 09/2019.

 Linha B - Projetos de Abrangência Intermunicipal

Estes deverão abranger municípios dentro de uma mesma Unidade Federativa, contemplando, no mínimo, dois municípios; deverão seguir o tema “Bioeconomia: Diversidade e Riqueza para o Desenvolvimento Sustentável”, e na justificativa do projeto, demonstrar como o tema será abordado no evento e nas atividades previstas. Poderão ser desenvolvidos em uma ou mais modalidades de eventos e podem vir a ser contemplados com valores de até R$20.000,00.

 Os projetos deverão possuir natureza gratuita, e estimular o livre acesso a todos, sendo vedada a cobrança de taxas, ingressos, contribuições ou quaisquer elementos que condicionem a participação da sociedade.

 Para submeter uma proposta, deve-se atender aos critérios abaixos:

  1. ter seu currículo cadastrado na Plataforma Lattes, atualizado até a data limite para submissão da proposta;
  2. possuir, no mínimo, graduação completa ou título de especialista, mestre ou doutor;
  3. ser obrigatoriamente o coordenador do projeto;
  4. ter vínculo formal com a Instituição de Execução do Projeto.

 As propostas a serem submetidas devem ser encaminhadas ao CNPq exclusivamente via Internet, utilizando-se o Formulário de Propostas online, disponível na Plataforma Integrada Carlos Chagas, até às 23h59 (horário de Brasília) do dia 22/08/2019.

Esclarecimentos e informações acerca desta Chamada podem ser obtidos pelo endereço eletrônico atendimento@cnpq.br ou pelo telefone (61) 3211-4000.

 A divulgação do resultado preliminar será disponibilizado dia 10/09/2019, e o resultado final dia 26/09/2019, no Diário Oficial da União e na página online do CNPq.

 

Confira abaixo a íntegra da Chamada 09/2019.

Arquivos relacionados

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT