Comunidade acadêmica e discentes participam da 2º Oficina do Doutorado Interinstitucional PPGS-UFSCar/UNEMAT/IFMT

Publicado por: Reitoria / 13 de Novembro de 2017 às 12:23

A comunidade acadêmica e os discentes do Doutorado Interinstitucional (Dinter) do Programa de Pós-Graduação em Sociologia da Universidade Federal de São Carlos (PPGS-UFSCAR), em parceria com o IFMT e Unemat participaram na manhã dessa segunda-feira (13/11), no auditório da reitoria, da 2ª Oficina do Doutorado Interinstitucional PPGS-UFSCar/UNEMAT/IFMT, que teve a palestra “Experiência de formação e de pesquisa” com o coordenador do programa, Rodrigo Constante Martins. A oficina se estende até terça-feira (14/11), no auditório da reitoria.

Na cerimônia de abertura da 2ª Oficina, o coordenador operacional do Dinter, professor doutor, Paulo Alberto dos Santos Vieira, destacou que os alunos estão dentro dos prazos para qualificação e defesa e, após a finalização, precisarão produzir artigo científico.

O coordenador do PPGS-UFSCAR, Rodrigo Constante Martins, falou sobre a importância do Dinter para o programa, sendo uma atividade estratégica nesse momento de crise.

Martins comentou que a oficina tratará sobre as atividades do doutorado para todos os alunos que compõem o Dinter e que serão criados grupos de pesquisa coordenados pelos próprios discentes do programa.

O pró-Reitor de Desenvolvimento Institucional do IFMT, professor José Bispo Barbosa, falou da preocupação da gestão em capacitar os servidores, tanto docentes como técnico-administrativos, mesmo nesse momento de crise. Bispo citou dados econômicos do Ministério do Planejamento, nos quais a previsão é que o Brasil saia do vermelho somente em 2022.

O pró-reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Miguel de Barros, agradeceu o ex-reitor, professor José Bispo Barbosa, que acreditou na Pós-Graduação e implantou o primeiro mestrado em alimentos. Wander acrescentou que nesse ano a PROPES está trabalhando para realizar várias parcerias e o lançamento de editais de mestrado.

“Neste ano, cadastramos três propostas de novos cursos de mestrado na CAPES pelo IFMT: Mestrado Profissional em Ciências e Tecnologias no Campo; Mestrado Profissional em Química Tecnológica e Ambiental e Mestrado em Gestão Sustentável de Áreas Urbanizadas. Além disso, para o ano que vem estamos prevendo o lançamento dos editais para o PROFNIT (Mestrado em Propriedade Intelectual e Transferência de Tecnologia para a Inovação)  e o ProfEPT (Mestrado em Educação Profissional e Tecnologica da Rede Federal)”, disse Wander Barros. O pró-reitor também solicitou aos alunos que atualizem o curriculum lattes, pelo menos mensalmente.

A reitora substituta do IFMT, professora Glaucia Mara de Barros, disse que o IFMT tem interesse em firmar uma parceria com a UFSCAR para a realização de um Mestrado Interinstitucional (Minter) em Sociologia. Ela ressaltou que na próxima segunda-feira (20/11), Dia da Consciência Negra, o IFMT pretende lançar o Núcleo Maria Dimpina que trabalhará com políticas afro indígenas e de fronteira dentro do Instituto. Ela desejou que os doutorandos aproveitem a oficina para se aprimorarem e cumpram os prazos previstos no programa de pós-graduação.