início do conteúdo

Comunidade do Campus Confresa visita aldeia em solenidade de comemoração do dia do índio

Publicado por: Campus Confresa / 23 de Abril de 2019 às 17:03

Servidores e estudantes do IFMT campus Confresa participaram, na aldeia indígena Urubu Branco, do povo Tapirapé, da solenidade de abertura das comemorações ao “dia do índio” em 19 de Abril.

A visita, na última quinta-feira, 18, foi motivada pela professora Célia Ferreira, sendo uma das ações do projeto de extensão “Artes e Culturas Negra e Indígenas: Descortinando as Teorias De Gênero e Raça” que conforme ela explica: “busca trazer para os espaços escolares por meio da arte teatral, discussões voltadas para as questões culturais e identitárias do povo brasileiro, pois é de suma importância para o conhecimento de si e do outro enquanto cidadão que se conhece, valorize, e respeite, independentemente de qualquer etnia, ou grupos”.

O projeto proporciona momentos de estudos coletivos, sobre artes e culturas afro, africanas e indígenas por meio de oficinas e jogos teatrais. Assim contempla momentos de: leituras; Sessão vídeos/filmes; e teatro, explicou a professora.

O estudante Kadu Siqueira, Licenciatura em Biologia, um dos trinta e três que foram visitar a aldeia, salientou que observar a questão etno cultural enriquece a atuação no grupo de teatro já que a temática é uma das mais importantes no atual momento político do país. “Eles sofrem preconceitos exatamente porque as pessoas não conhecem a cultura e a tradição para depois se pronunciar com mais propriedade sobre essa cultura”, refletiu.

Sobre a temática cultural o Cacique Elber Tapirapé discorreu repetidas vezes durante seu discurso. Ele convidou a todos os moradores da aldeia, aos visitantes convidados e a imprensa para prestarem atenção à apresentação de guerreiros e seus diversos rituais.

Além do grupo da prof. Célia Ferreira, os professores Sebastião Júnior e Washington Amaral, mais duas estudantes bolsistas do projeto de pesquisa que investiga a constituição da cultura local também estiveram na aldeia, onde aproveitaram para observar, fazer registros e contatos para visitas posteriores.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT