Curso de Primeiros Socorros é realizado em São Vicente

Publicado por: Campus São Vicente / 27 de Novembro de 2015 às 09:22

O Curso Básico de Primeiros Socorros está sendo realizado no IFMT Câmpus São Vicente para alunos, técnicos-administrativos, professores e toda a comunidade.

O projeto, coordenado pela enfermeira da instituição Emanuelle Righetto Corrêa, foi aprovado pelo Edital de Bolsas de Extensão IFMT nº 55/2015. Com carga horária de 30 horas, o curso teve início no dia 11 de novembro e está sendo ministrado em duas turmas, sempre às quartas-feiras, uma às 15h30 e outra às 19h.

Conforme Emanuelle Corrêa, “a falta de conhecimento por parte da população ocasiona inúmeros problemas, como o estado de pânico ao ver o acidentado, a manipulação incorreta da vítima e ainda a solicitação excessiva e às vezes desnecessária do socorro especializado em emergência”.

Por isso, o conhecimento de noções fundamentais de primeiros socorros são decisivos na sobrevivência de casos de emergência. Com este projeto se espera despertar mudanças comportamentais e democratizar o conhecimento de noções básicas de primeiros socorros que possam contribuir para a redução dos acidentes e diminuição dos agravos à saúde.

“Sendo o Câmpus localizado em zona rural, à margem de uma BR, longe de hospitais e de unidades de saúde, é fundamental que os moradores e trabalhadores dessa região saibam como agir perante alguma situação de urgência e emergência”, enfatiza a enfermeira.

O curso é constituído por aulas teóricas, treinamentos práticos e atuação em um simulado, além de uma avaliação de conteúdo que é aplicada antes e depois do curso. Os temas mais comumente abordados nas aulas serão: sinais vitais, prevenção de acidentes, hemorragias, ferimentos, engasgamentos, fraturas, entorses, luxações, queimaduras, convulsões, desmaios, entre outros.

Primeiros Socorros
Os socorros de urgência e primeiros socorros são medidas iniciais e imediatas aplicadas a uma vítima fora do ambiente hospitalar e o atendimento prestado a vítimas de qualquer acidente ou mal súbito, antes da chegada de um profissional qualificado da área da saúde, visando a uma redução no agravo à saúde dos mesmos.