início do conteúdo

Defesa da Educação de Jovens e Adultos e do Ensino Integrado marcam a abertura do I Encontro Nacional da EJA da Rede Federal

Publicado por: Reitoria / 22 de Maio de 2018 às 15:54

A defesa da Educação de Jovens e Adultos (EJA) e a necessidade de sua ampliação foi salientada na abertura do I Encontro Nacional da EJA na Rede Federal, realizada na noite desta segunda-feira, 21, no campus Goiânia do Instituto Federal de Goiás (IFG). O evento, que segue até quarta-feira, está reunindo cerca de 400 pessoas, entre professores, pesquisadores e estudantes de vários estados e contou com 42 pró-reitores de Ensino de institutos federais na cerimônia de abertura.

Os participantes estão avaliando os 11 anos de implantação da Educação de Jovens e Adultos na Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica, por meio do decreto nº 5840, de 13 de julho de 2006. O Encontro Nacional da EJA da Rede Federal, se apresenta como um espaço de diálogo e principalmente de definição de política institucional.

“Para o IFMT como um dos entes organizadores é um marco, pois entra para um cenário de institutos que buscam um caminho que efetivamente possa ter um ingresso específico, políticas de assistência estudantil e metodologia apropriada para a permanência e êxito do aluno. Outros fatores importantes são o debate de boas práticas, com foco em projetos integradores; a aplicação de novas metodologias como ferramentas estratégicas de sucesso para os cursos; a formação de professores para atuar no Proeja e a política institucional de acompanhamento do programa”, ressaltou o pró-reitor de Ensino do IFMT, Carlos Câmara.

Os professores Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro (IFG) e Dante Henrique Moura (IFRN), com reconhecida trajetória em estudos e pesquisas sobre a Educação de Jovens e Adultos, compuseram a mesa-redonda de abertura do Encontro. Abordando o tema “Os onze anos de Educação de Jovens e Adultos integrada à Educação Profissional da Rede Federal”, os palestrantes discorreram sobre o processo histórico que envolve o perfil de estudantes da EJA, a atual conjuntura política do País e aspectos normativos e sociais relacionados ao tema.

Dante Henrique Moura abriu a exposição falando de sua satisfação em participar do evento. E comentou que a Educação de Jovens e Adultos corresponde a apenas 2,7% das matrículas no País, apesar de metade da população jovem e adulta não possuir a escolaridade básica. Dante acrescentou que o congelamento do teto de gastos nas áreas de saúde e educação e as reformas que estão em curso no Brasil – trabalhista, previdenciária e do Ensino Médio - vêm agravar a situação para a classe trabalhadora. O palestrante discorreu sobre projetos societários que estão em disputa no Brasil e destacou que a centralidade deve estar na dimensão humana e não na econômica.

“Nossa vida é uma totalidade. Ela funciona a partir de todos os campos. Para se aprofundar no campo científico, é preciso relacionar os campos científicos, ao contrário do que propõe a Reforma do Ensino Médio”, afirmou Dante Moura, em defesa da educação integrada, sem exclusão de disciplinas e de carga horária, mas incorporando-as à educação técnica e profissional. O palestrante enfatizou a importância da formação integrada na Educação de Jovens e Adultos como política pública.

A professora Mad’Ana Desirée Ribeiro de Castro iniciou sua palestra com um enaltecimento às pessoas que fazem acontecer a Educação de Jovens e Adultos no País, apresentou estatísticas referentes à educação básica e à EJA e ressaltou a necessidade de ampliação dessa modalidade de ensino, de forma integrada. “É preciso dizer: ‘nenhum brasileiro a mais fora da escola’!”, enfatizou.

Mad’Ana fez referências às preocupações conjunturais trazidas pelo professor Dante e relacionou-as à informação divulgada na semana passada pelo IBGE, dando conta de que 27 milhões de pessoas estão desempregadas no País, a maioria das classes C, D e E, com filhos. A palestrante abordou ainda a formação de docentes e, em alusão ao educador Paulo Freire, comentou que o professor não tem que se perguntar como deve ensinar, mas “como esse público aprende”. E pontuou que a realidade desse estudante precisa ser considerada desde os processos seletivos, que muitas vezes são realizados de formas não acessíveis a todas as pessoas que dele precisam.

União de forças - A importância de unir esforços em prol do ingresso, permanência e êxito do público da Educação de Jovens e Adultos foi destacada pelos membros da mesa diretiva do evento. Os pronunciamentos foram abertos pelo coordenador do Encontro e da EJA no IFG, professor Ghesley Jorge Xavier. Ele parabenizou a Rede Federal pelo evento dada a necessidade que 80 milhões de brasileiros jovens e adultos ainda têm de concluir o Ensino Médio. “Dentro do contexto atual em que vivemos, de cortes no orçamento, de desmontes e perdas de direitos, se torna um ato de coragem e afirmação de algo fundamental para a humanidade, o direito à educação”, afirmou.

Representando o reitor do IFG, professor Jerônimo Rodrigues da Silva, a pró-reitora de Ensino da Instituição, professora Oneida Cristina Gomes Barcelos Irigon, disse que é um orgulho sediar um evento que busca mudar a realidade de pessoas excluídas, que um dia precisaram deixar a escola. Oneida reforçou a importância do currículo integrado e falou da clareza que a Rede Federal tem de não aceitar a Reforma do Ensino Médio.

A representante do Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal (CONIF) e reitora do Instituto Federal do Sertão Pernambucano, professora Maria Leopoldina Veras Canedo, destacou a importância de os colegas servidores assumirem a Rede. “Com certeza sairemos daqui com um outro olhar para esse aluno”, afirmou.

Integraram também a mesa de autoridades, a diretora-geral do campus Goiânia, professora Maria de Lourdes Magalhães, o coordenador do Fórum Goiano de EJA, Rones Paranhos de Deus, e os pró-reitores de Ensino Maria Lucilene Belmiro de Melo (IFAC), Adilson César de Araújo (IFDF), Carlos André de Oliveira Câmara (IFMT), Delmir da Costa Felipe (IFMS) e Virgílio Tavira Erthal (IF Goiano), que esteve representando o reitor da Instituição, Vicente Pereira de Almeida.

 

 

Comissão Local de Organização do I Encontro da EJA na Rede Federal / Diretoria de Comunicação Social – Reitoria IFG

Marcadores: ifmt_1

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT