início do conteúdo

Departamento de Engenharia e Planejamento Estrutural do IFMT adquire drone para fiscalização das obras

Publicado por: Reitoria / 6 de Agosto de 2019 às 12:27

O Departamento de Engenharia e Planejamento Estrutural do IFMT que integra a Pró-Reitoria de Desenvolvimento Institucional (Prodin) adquiriu um drone para fiscalização das obras da instituição. No mês de julho, a equipe de engenharia juntamente com servidores da Assessoria de Comunicação passaram por um treinamento no IFMT - Campus Bela Vista.

O professor de topografia e geoprocessamento do IFMT- Campus Cuiabá, Alessandro Belo realizou a capacitação com os servidores da reitoria.  “Os servidores puderam conhecer o drone, as especificações técnicas, o modo de operar, a questão de segurança, de registro e de homologação. Nós trabalhamos com imagens para engenharia, com plano de vôo e software de processamento. Depois tivemos aula prática e cada um teve a oportunidade de operar o drone”, disse Alessandro Belo.

A chefe do Departamento de Engenharia e Planejamento Estrutural do IFMT, Fátima Elizabete dos Reis Matias, destacou que a aquisição foi para beneficiar e auxiliar na fiscalização de obras, principalmente em pontos onde não se consegue ter acesso, como por exemplo, o telhado.

Fátima Matias acrescentou ainda outras características como a coleta de imagem (registro) e na avaliação de imóveis. “De dois em dois anos, temos que avaliar os imóveis e com o drone fica muito mais fácil”, salientou.

O arquiteto, Thiago Sola Lopez, disse que acredita que o drone é uma ferramenta que auxiliará muito em vários aspectos no dia a dia de trabalho. “Tanto para fiscalização que a gente consegue acompanhar a evolução de obras, ter ângulos e visões que normalmente a gente não tem acesso de forma fácil. Como para planejamento também, a gente vai poder fazer levantamentos mais precisos do que a gente tem. E durante uma execução de uma obra, a gente poderá comparar com aquilo que foi feito, aquilo que a gente tinha e com o que está sendo feito. A gente tem uma ferramenta de levantamento da situação atual de determinada infraestrutura muito mais precisa”, relatou Thiago Lopez.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT