Diretora de relações internacionais representou o IFMT em Seminário de Empreendedorismo na China

Publicado por: Reitoria / 31 de Outubro de 2016 às 17:06

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT), representado pela diretora de relações internacionais, Sônia Regina Guimarães, participou no mês de setembro, do Seminário de Empreendedorismo Juvenil de Países Lusófonos, realizado na China. Na ocasião, ela assistiu a palestras e acompanhou visitas técnicas, que tiveram como objetivo apresentar a China, seu planejamento estratégico e o foco que o país aplica no empreendedorismo. O evento durou de 1.º a 21 de setembro, período em que a diretora pode apresentar o IFMT aos chineses, pois participavam do evento gestores estratégicos do País, como o seu ministro de relações exteriores.

"Buscamos oportunidades de reunir-mos com os gestores locais para apresentar nossa instituição e prospectar oportunidades de intercâmbios de conhecimento. Tive três reuniões onde pude expôr a visão e missão institucional do IFMT, a dimensão e importância estratégica para o estado, assim como apresentar nossas demandas", disse a diretora, que explicou ainda que as principais ações que estão sendo tratadas com a China são: a participação de gestores do IFMT no Seminário de Gestão na Esfera Pública, com foco em planejamento estratégico; o envio de técnicos e professores da área de engenharias do IFMT para intercâmbios na China; intercâmbio e concessão de bolsas para estudantes de ensino médio. "Esta etapa de formalização dos acordos leva um certo tempo, mas estamos trabalhando nas negociações para que as parcerias sejam concluídas para benefício de nossa comunidade escolar", frisou a diretora.

Nesta semana, a diretora Sônia Guimarães iniciou um trabalho de multiplicação da experiência adquirida no Seminário, tendo como público-alvo toda a comunidade escolar, mas principalmente, servidores, professores e estudantes envolvidos com inovação e empreendedorismo, que foram o foco do Seminário. "O Seminário foi organizado com excelência, contando com a participação do ministro de relações internacionais e com o responsável pelo planejamento estratégico chinês, que nos mostraram todas as potencialidades e planejamento de um país que almeja tornar-se a maior potência mundial até o ano de 2049", afirmou.

No mês de outubro, a DSRI realizou diversas reuniões com os setores da Reitoria, apresentando a experiência e oportunidades que poderão ser abertas na China. Neste mês de novembro, realizará um ciclo de 17 palestras no Campus Cuiabá - Cel. octayde Jorge da Silva, apresentando as ações da DSRI; já nos dias 29 e 30 de novembro, realiza na Reitoria mais uma reunião com os representantes da área de relações internacionais dos campi do IFMT.