Discussões sobre educação empreendedora e mobilidade acadêmica serão tratados durante dois dias em Fórum de Educação Empreendedora e 2º Fórum de Relações Internacionais

Publicado por: Reitoria / 19 de Outubro de 2017 às 16:39

Os alunos e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso, como a comunidade em geral que tenham interesse sobre a discussão e fomento da educação/cultura empreendedora e as oportunidades mobilidade internacional, podem encontrar essas informações no 1º Fórum de Educação Empreendedora e 2º Fórum de Relações Internacionais, que ocorre nos dias 19 e 20 de outubro, no Centro de Eventos do Pantanal, em Cuiabá (MT).

O reitor do IFMT, professor Willian de Paula, destacou que os alunos, servidores e a comunidade em geral podem esperar momentos de discussão da educação empreendedora juntamente com as relações internacionais que somam para o crescimento e formação dos alunos, como desperta nos docentes e técnico-administrativos novas possibilidades de inovação nas aulas.

“Um evento como esse proporciona novas ações para a instituição em relação ao ensino, pesquisa e extensão. Os visitantes desses dois eventos terão oportunidades, novos sonhos e desafios a partir de 2018, vislumbrando ações de empreendedorismo e o diálogo com as relações internacionais. O que a gente quer é fortalecer essas duas dinâmicas dentro da nossa instituição e que seja cada vez mais comum tratar de empreendedorismo e relações internacionais”, pontou o reitor.

O pró-reitor de extensão, Marcus Taques, falou que os alunos que visitarem o Fórum podem ver nos estandes com algumas ações extensionistas do IFMT, como os projetos aprovados, a Ativa Incubadora e o programa Tereza de Benguela que trabalha com empreendedorismo com mulheres com vulnerabilidade social.

Para o pró-reitor de extensão, a expectativa do evento é consolidar e alavancar ações empreendedoras no Instituto. “Nós temos como meta retomar com a Ativa Incubadora de Empresas, e para que isso seja factível, temos que inserir na mentalidade dos alunos e dos servidores, e ainda fortalecer aqueles que já tem esse pensamento, a questão do empreendedorismo. No dia de hoje queremos abrir a cabeça desses servidores e alunos oportunidades empreendedoras, a estrutura que a instituição está montando para trabalhar com empreendedorismo”, salientou Taques.

A Diretora Sistêmica de Relações Internacionais, Sonia Guimarães, ao falar sobre o 2º Fórum de Relações Internacionais disse que a comunidade pode encontrar no Centro de Eventos do Pantanal as oportunidades das mais diversas possíveis, principalmente na questão de mobilidade. “Existem aqui vários estandes, como do Education USA, da embaixada da Espanha, da Universidade de Salamanca, Rotary Internacional, que oferecem oportunidades para mobilidade internacional”, salientou.

Para Mariely Oliveira, estudante do curso de Licenciatura em Ciências Biológicas do Campus Diamantino, a expectativa para o evento são as melhores possíveis, pois os dois temas lhe chamaram atenção. “A educação é muito importante para nós e precisamos valorizá-la, principalmente no Brasil. Já na questão de relações internacionais, eu tenho vontade de ir para o exterior, através do meu curso de ciências biológicas e quem sabe fazer um intercâmbio”, disse Mariely.

O professor Geraldo Magela, do Curso de Agronomia do Campus Confresa, comentou que veio para o evento com interesse em buscar experiências na parte de constituição de empresas junior. “Estamos na parte final de constituição de uma empresa junior no Campus Confresa e a nossa vinda ao Fórum tem o objetivo de troca de experiências”, ressaltou o docente.

A estudante Dionisia Souza, do curso de Zootecnia do Campus São Vicente, falou que tem grandes expectativas em aprender um pouco mais sobre Educação Empreendedora e Relações Internacionais e ficar por dentro dos assuntos.