DSGP: NSSQ realizou a doação dos lenços para o HC e ITC, e palestra sobre câncer de próstata aos servidores da Reitoria

Publicado por: Reitoria / 24 de Novembro de 2017 às 08:46

O Núcleo de Saúde, Segurança e Qualidade de Vida no Trabalho (NSSQ) entregou nesta quinta-feira, dia 23 de novembro, no Hospital do Câncer (HC) e no Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá (ITC) os lenços que foram doados pelos servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) na campanha “Solidariedade com Charme” para as mulheres que estão com câncer de mama.

A enfermeira do trabalho da reitoria, Karla Beatriz Barros de Almeida, ressaltou que a entrega dos lenços foi bem acertada. "As pacientes procuram mais os lenços do que as perucas, por ser mais confortável", salientou.

“Atingimos o nosso objetivo com essa campanha de sensibilizar os servidores, pois um simples lenço tem uma ação impactante na vida de uma mulher que está com câncer de mama. Ele melhora a auto-estima num momento tão delicado na vida delas”, disse Karla Almeida. A assistente social, Crisanvania Gomes, acrescentou que quando o servidor participa, ele começa a refletir sobre a doença, e que isso pode acontecer com qualquer um.

A assistente administrativa do Hospital do Câncer, Thaisa Gomes, falou que o lenço e a touquinha é o que mais as pacientes procuraram, e o que gostam de estar utilizando. "Sem essas ações dos nossos parceiros, das empresas e amigos, não teríamos como atender os nossos pacientes. É gratificante!", disse Thaisa Gomes.

A assistente social do Instituto de Tumores e Cuidados Paliativos de Cuiabá, Monise Mayara, falou que foi muito gratificante receber os lenços do IFMT, pois é um momento que as mulheres estão passando no tratamento da doença, no qual ocorre a queda do cabelo. "Muitas não tem condições e ficam muito felizes com a doação. Elas se sentem felizes e percebem que podem contar com a nossa ajuda nesse momento", contou .

Novembro Azul

Prosseguindo com a campanha de orientação e combate ao câncer, o Núcleo de Saúde realizou nessa quarta-feira, 22 de novembro, uma palestra sobre o câncer de próstata aos servidores da reitoria na sala de treinamento.

Na palestra, a enfermeira do trabalho da reitoria, falou aos presentes os sintomas, o tratamento da doença e a necessidade do exame preventivo. “Tivemos um público bem representativo de homens na palestra, principalmente porque eles se envolveram e tiraram suas dúvidas e conseguiram extrair informações”, disse Karla Almeida.

O chefe do departamento de Educação a Distância do IFMT, professor Wilson José da Silva, considerou muito importante essa ação do Novembro Azul, porque esclareceu muitas dúvidas sobre a questão do câncer de próstata. “As pessoas que foram puderam aproveitar bastante a palestra, pois foi bem esclarecedora. É importante destacar que o exame preventivo não diminui a masculinidade”, pontuou Wilson Silva.