EDUCAÇÃO PROFISSIONAL: Gestores do IFMT fazem cursos com professores australianos

Publicado por: Reitoria / 22 de Agosto de 2017 às 11:51

Gestores do Instituto Federal de Mato Grosso juntamente com outros gestores da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram na última segunda-feira (14/08), do programa Líderes para o Futuro, seminário promovido em várias etapas pela instituição australiana LH Martin Institute (LHMI), em parceria com o Ministério da Educação. O LHMI é vinculado à Escola de Pós-Graduação em Educação de Melbourne, e mundialmente reconhecida pelo treinamento de dirigentes do setor.

No IFMT, participaram do curso, o reitor do IFMT, professor Willian de Paula; o Pró-Reitor de Pesquisa e Inovação, Wander Barros; o diretor do IFMT - Campus Cuiabá, Cristovam Silva; a diretora do IFMT- Campus Diamantino, Sheyla Varela Lucena e o diretor do IFMT – Campus São Vicente, Livio Wogel.

Para o reitor, professor Willian de Paula, participar do programa “trata-se de uma oportunidade de aprendermos e trocarmos experiências com relação ao papel do líder em nossa instituição. É uma ação exitosa que proporcionará a Rede Ensino Básica, Técnica e Tecnológica (EBTT) uma nova dinâmica de gestão”.

A diretora-geral do Campus Diamantino, Sheyla Varela Lucena, destacou que o curso teve uma metodologia muito dinâmica envolvendo os gestores da Rede. Ela ressaltou que foi uma experiência muito enriquecedora para sua carreira de gestora. “Foi muito gratificante perceber que uma das palavras-chaves de um curso ministrado por uma instituição de renome internacional, é o termo “PARCERIAS”, que já faz parte do dia a dia do Campus Avançado Diamantino”, disse Sheyla Lucena.

Sobre o programa Líderes para o Futuro

A primeira etapa dos cursos prossegue até 25 de agosto, na modalidade presencial. A segunda etapa será a distância e terá a duração de três meses. A última, novamente presencial, é prevista para dezembro, quando acontecerá a avaliação final em Brasília. O objetivo do evento é ampliar a gestão estratégica com instituições empresariais e aprimorar a liderança para uma educação profissional, científica e tecnológica do século 21.

“Nós temos procurado fazer parcerias com vários países”, explica a secretária de Educação Profissional e Tecnológica do MEC, Eline Nascimento. “Trouxemos professores australianos para que eles possam fazer um trabalho com 200 gestores da nossa rede federal. Durante essas duas semanas, recebemos pessoas de todo o Brasil para se capacitar e trocar experiências com eles.”

Na avaliação de John Maddock, representante do LHMI, com esses seminários será possível trocar ideias e experiências para que os dois países aprendam nessa área de gerência. “Brasil e Austrália vão se ajudar mutuamente. Poderemos trocar ideias e experiências para levarmos tanto para lá quanto aqui para o Brasil”, reconhece Maddock.

O curso é ministrado por quatro professores australianos. Para Wilson Conciani, reitor do Instituto Federal de Brasília (IFB), essa parceria vai render bons resultados para o futuro. “O importante é capacitar a Rede Federal de Educação Profissional e Tecnológica para um maior entendimento com a sociedade. Hoje, a rede presta um grande serviço, que é a formação de profissionais, desenvolvendo pesquisas e atendimento com soluções tecnológicas dedicadas. Podemos fazer isso melhor se conhecermos o modelo que países como Austrália desenvolvem.”

Esta é a primeira etapa do curso. Esse trabalho começa agora, com quatro turmas - grupos de aproximadamente 50 gestores. Haverá fóruns de discussão, debates e elaboração de projetos. O segundo seminário será em 17 e 18 de agosto; o terceiro em 21 e 22 de agosto e o quarto e último, nos dias 24 e 25 de agosto.

Assessoria de Comunicação Social/ MEC
com informações da Ascom/Reitoria/IFMT