Egresso e servidor do IFMT Campus Confresa é aprovado em dois programas de mestrado

Publicado por: Campus Confresa / 21 de Dezembro de 2018 às 11:26

Ele é um exemplo de verticalização no ensino dos Institutos Federais e acaba de ser aprovado em dois programas de mestrado sendo um Biodiversidade e Agroecossistemas Amazônicos e o outro Genética e Melhoramento de Plantas, ambos na Faculdade de Ciências Biológicas e Agrárias da Universidade do Estado de Mato Grosso -UNEMAT.

A história de Mariano Noleto se cruzou com a do IFMT Campus Confresa em 2010 quando ele iniciou o curso Técnico em agropecuária, que cursou por dois anos e conseguiu ser bolsista de iniciação científica em programa do CNPq. Não chegou a concluir o curso porque optou por fazer a certificação pelo Exame Nacional do Ensino Médio - ENEM. A partir da certificação, iniciou em 2012 o Curso de Agronomia no qual foi monitor da disciplina de Biologia e estagiário do Laboratório de Bromatologia.

Em 2014 foi aprovado no concurso do IFMT Campus Confresa como Técnico Administrativo em Educação e no início deste ano iniciou um MBA no Instituto Brasileiro de Ensino em Engenharia de Segurança do Trabalho com habilitação em Gestão Ambiental.

Natural de Luciara, distante 1210 Km de Cuiabá, capital de Mato Grosso, ele resume a importância do IFMT Campus Confresa em sua vida acadêmica e profissional.

“É uma conquista para a nossa região, e tem o poder de transformar vidas, porque antigamente éramos conhecidos como o Vale dos Esquecidos. Se quiséssemos fazer uma graduação teríamos que viajar pra uma capital ou fazer um curso de licenciatura, então o Instituto Federal foi a possibilidade de fazermos outros cursos e melhorar nossas vidas. Muitos falam em meritocracia, porém, ela não tem validade sem oportunidades, ou seja, tive oportunidade e mérito, mas foi uma política governamental que me deu a oportunidade. Sou grato a isso porque todos poderiam estudar, mas nem todos tiveram as mesmas oportunidades que eu”.