Eleições IFMT 2020: Apuração para reitor e diretores(as)-gerais dos campi terá transmissão online

Publicado por: Reitoria / 2 de Dezembro de 2020 às 11:40

As eleições do Instituto Federal de Mato Grosso ocorrem nesta sexta-feira, dia 04 de dezembro, das 09 às 20 horas, pela internet no site - https://processoeleitoral.ifmt.edu.br/, através do sistema Helios Voting.

De acordo com a Comissão Eleitoral Central (CEC), 21.178 servidores e alunos estão aptos a votar, destes 1.044 são docentes, 860 técnicos-administrativos e 19.274 estudantes.

A apuração das urnas ocorre online pela pelo canal do IFMT no Youtube (https://www.youtube.com/channel/UCr0gqQWiApas9AvZ5ONSe8Q) que inicia após o término das eleições, com previsão para encerramento às 22 horas. A CEC terá a responsabilidade de abrir as urnas dos campi e da reitoria, presencialmente no auditório da reitoria, para contabilizar os votos para os diretores (as)-gerais dos campi, campi avançados e reitor.

Segundo o Comunicado nº 21/2020 da CEC, a comissão torna público que a declaração dos servidores técnicos indicados pelos candidatos a reitor:

• Deiver Teixeira (auditado pelo professor Douglas Ferrari Luiz Vilela)
  • Julio Santos (auditado pelo professor Adriano Breunig)

Os referidos professores, segundo comunicado, tiveram acesso no dia 01 dezembro, no auditório da reitoria aos códigos fontes do software de votação Helios Voting que será auditado no dia 04 de dezembro, conforme previsto no edital 01/2020/CEC/RTR/IFMT e que também participaram da apresentação e análise dos códigos fontes do software que será usado para apuração e totalização dos votos e que ambos não encontraram nenhuma irregularidade que possa comprometer o processo de consulta.

O presidente da CEC, Ivo da Silva informou que na reunião ocorrida no dia 01 de dezembro de 2020, relatou as ações da Comissão junto aos órgãos de controle , Secretaria de Estado de Educação Profissional e Tecnológica (Setec/Mec), Ouvidoria Geral da União, Advocacia-Geral da União, Controladoria Geral da União, Ministério Público Federal, que foram enviadas cópias dos documentos publicados pela CEC relatando como seria o processo eleitoral aos órgãos citados e que recebeu respostas positivas ao trabalho que vem sendo feito pelas comissões.