Empoderamento feminino foi a palavra chave na abertura do projeto ‘Donas de Si’

Publicado por: Campus Rondonópolis / 3 de Julho de 2019 às 11:13

O Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis abriu a semana com a aula inaugural do Projeto ‘Donas de Si’, que é um curso de empreendedorismo para mulheres em vulnerabilidade social. A aula superou as expectativas das 45 mulheres que estão em busca da liberdade financeira, e já no primeiro dia saíram se sentindo empoderadas para encararem os três meses de curso que vem pela frente.

Em sua maioria, donas de casa e prestadoras de serviço informal, as novas estudantes do IFMT foram apresentadas a instituição e contaram já no início com uma aula especial do Reitor Willian de Paula, que trouxe a história das conquistas femininas e as personalidades da atualidade que tem usado a própria imagem para lutar por mais diretos para as mulheres.

O Programa Teresa de Benguela, é o eixo principal de todos os projetos desenvolvidos no interior de Mato Grosso, como é o caso do Donas de Si. E para o reitor Willian de Paula, essas ações desenvolvidas são um marco no IFMT e a projeto de empreendedorismo em Rondonópolis despertará o potencial das mulheres para a abertura do próprio negócio.

“Percebemos que neste primeiro dia de aula a vibração foi muito boa, que elas se sentem acolhidas e sentem que realmente serão empreendedoras. E que nós do Instituto Federal estamos proporcionando a elas este momento de se abrir e ver o potencial que cada uma tem para montar o próprio negócio. Mas, principalmente para elas serem quem realmente são: Mulheres com poder e com potencial de viver uma vida diferente na sociedade rondonopolitana”, disse o reitor.

Para a auxiliar de limpeza do Campus Rondonópolis, Suelene Geovana da Silva, que fará parte do corpo discente do projeto, o curso vai ajudar as mulheres a enfrentar os medos e as inseguranças, e, ao final, ela espera ter a capacidade de abrir o próprio negócio na área de roupas e acessórios.

“Eu estou achando este curso muito bom, porque nós vamos aprender mais. É um curso para a gente avançar e perder o medo. Muitas mulheres têm medo de se expor, de correr atrás, de lutar e de conquistar os seus objetivos. Então, essa aula com o reitor foi muito boa para gente desenvolver a mente e alcançar nossos objetivos. Quando terminar o curso quero montar uma loja de roupa e de acessórios, esse é o meu objetivo”, disse empolgada Suelene.

Durante o projeto, as mulheres terão aula de informática, linguagem, relações humanas e empreendedorismo. Todo o pacote de matérias tem o único objetivo de prepará-las para saberem se posicionar no mercado de trabalho como verdadeiras Donas de Si.