Encontro Nacional debate sobre o Programa Mulheres Mil

Publicado por: Reitoria / 29 de Abril de 2016 às 09:07

Servidores docentes e técnicos-administrativos (TAEs) das instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica participaram nos dias 26 e 27 de abril, do Encontro Nacional do Programa Mulheres Mil, em Brasília. A reunião teve como objetivo discutir a criação e normatização do Comitê Nacional de Gestão do Programa Mulheres Mil.

A proposta foi apresentada ao Conselho Nacional das Instituições da Rede Federal de Educação Profissional, Científica e Tecnológica (Conif), em novembro de 2015. A ideia do projeto é fortalecer as políticas do Programa definindo ações, metas e planejamento estratégico.

O Comitê será composto por representantes do Conif, do Fórum de Extensão (FORPROEXT), de gestores das instituições da Rede Federal por região e da Secretaria de Educação Profissional e Tecnológica (Setec).

De acordo com o coordenador da Câmara de Extensão e reitor do Instituto Federal do Triângulo Mineiro (IFMT), Roberto Gil Rodrigues Almeida, o Comitê será um órgão consultivo e de assessoramento ao Conif. “No Encontro produzimos o documento que irá nortear a criação do Comitê Nacional de Gestão do Programa Mulheres Mil”, disse.

Fizeram parte do grupo de trabalho (GT) que elaborou o estudo para sistematização do Encontro Nacional: Elaine Alves Raimundo (IFSP), Elenice dos Reis Santos (IFMT), Fátima Insaurriaga Eslabão (IF Sul-rio-grandense), Lígia Maciel Gonçalves (IF Sul-rio-grandense) e Sandra Cristina Alves (IFPB).

A professora do IF Sul-rio-grandense, Lígia Maciel, ressaltou a importância do Programa em resgatar as mulheres que estão invisíveis para a sociedade. “O Mulheres Mil mostra que elas são capazes, elevando a autoestima e promovendo crescimento pessoal e profissional”.

Mulheres Mil – O programa tem como objetivo oferecer formação profissional para mulheres em condição de vulnerabilidade social, promovendo a igualdade de gênero e combatendo à violência doméstica.

Assessoria de Comunicação - Conif