Enem 2017: inscrições terminam na sexta; prazo não será prorrogado

Publicado por: Campus São Vicente / 18 de Maio de 2017 às 08:22

Os estudantes interessados em realizar o Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) neste ano têm até as 23h59 desta sexta-feira (19) para fazer sua inscrição. O Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep) afirmou que o prazo não será prorrogado.

Clique aqui para se inscrever.

O órgão lembrou ainda que o número de inscritos do Enem não é igual ao número de participantes confirmados no exame, já que, após fazer a inscrição, quem não receber isenção na taxa terá que pagar no banco os R$ 82 para confirmar sua participação. O prazo para pagar a taxa termina no dia 24 de maio.

Balanço
Neste ano, o número de inscritos no Enem deve ter uma queda de mais de 20% em relação ao da edição 2016. A mudança, porém, já é esperada, e o motivo principal é o fato de que o Enem não poderá mais ser usado para obter o certificado de conclusão do ensino médio.

No ano passado, mais de um milhão de jovens e adultos se inscreveram no exame com esse propósito. O governo federal tem uma estimativa de que o número de inscritos no Enem 2017 seja de cerca de 7 milhões.

Até as 19h desta quarta-feira (17), o sistema registrava 4.856.314 inscrições, segundo balanço parcial. O ritmo de inscritos durante o dia foi de cerca de 21 mil por hora, ou 356 por minuto.

Novidades
O exame, este ano, será realizado em dois domingos consecutivos: 5 e 12 de novembro. A redação será no primeiro domingo, junto com linguagens e ciências humanas. Serão cinco horas e meia de prova. No segundo domingo é a vez de matemática e ciências da natureza, com quatro horas e meia de prova. Os estudantes isentos do pagamento da inscrição que não comparecem perdem direito ao benefício no ano seguinte se a ausência não for justificada.

Com informações do G1