ENEM 2019: IFMT Pontes e Lacerda conquista 1ª colocação no município e sobe mais de 2 mil posições no nacional

Publicado por: Campus Pontes e Lacerda / 4 de Julho de 2020 às 10:48

O Instituto Federal de Mato Grosso Campus Pontes e Lacerda-Fronteira Oeste conquistou a 1ª colocação no ranking do Enem 2019 no município, considerando a média geral das notas das questões objetivas e a da redação, entre as escolas públicas e particulares. Os microdados foram divulgados pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep). No Estado, a unidade ocupa a 58ª colocação no geral (15ª entre as públicas) e no país, subiu 2.493 posições no geral (em 2018 era 7116ª e em 2019 passou à 4623ª). Entre os campi do IFMT, subiu 4 posições, saiu da 16ª para 12ª.

Diretor-geral do Campus, o professor doutor Stefano Teixeira Silva destacou o trabalho mútuo entre servidores e alunos. “O resultado que alcançamos é fruto do esforço coletivo de alunos, professores, técnicos, equipe pedagógica e administrativa que se dedicam de forma contínua para reforçar o ensino de qualidade que é característico da nossa instituição. A educação profissional técnica e tecnológica tem como característica fundamental a formação cidadã de indivíduos que estejam aptos a realizarem suas escolhas pessoais e profissionais e a se desenvolverem em sua plenitude para exercerem seus papéis nos diversos contextos sociais que a vida lhes apresentar. Os dados do Exame Nacional do Ensino Médio (ENEM) 2019 mostram que a instituição continua se desenvolvendo e melhorando seus indicadores. Os alunos estão de parabéns pela dedicação aos estudos e por mostrarem que são capazes de alçar novos voos”.

Diretor de Ensino do Campus, o professor doutor Adriel Martins Lima também enalteceu os projetos encampados e a dedicação dos alunos. “Subimos 2.493 posições no ranking nacional em relação a 2018. Estávamos na colocação 7.116 e agora em 2019 fomos para 4.623. É um resultado considerado muito positivo, pois é feito um trabalho árduo em sala de aula pelos professores, a equipe do Setor Pedagógico, os coordenadores de cursos, todos os servidores e alunos envolvidos nesse processo pedagógico; tanto na questão da cobrança que tem em sala , como em relação aos projetos de ensino, que acompanharam os discentes no decorrer do último ano. Entre eles, o Pré-Enem. Quero agradecer aos professores que colaboraram, foram quase 3 meses de execução. Os alunos trabalharam arduamente e isso é de extrema importância. Agradecemos eles e também os egressos do terceiro ano por esse resultado”.

Entre as escolas públicas, todas as unidades do IFMT (19 campi) que participaram do Enem estão entre as 26 com melhor desempenho.