Equipe do IFMT - Campo Novo do Parecis é selecionada para a etapa nacional da OBAP

Publicado por: Campus Campo Novo do Parecis / 21 de Agosto de 2017 às 10:26

Uma equipe de alunos do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso – IFMT campus Campo Novo do Parecis se prepara para participar da etapa nacional da Olimpíada Brasileira de Agropecuária – OBAP, que é uma competição científica nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e demais cursos do Eixo Tecnológico Recursos Naturais de todo Brasil.

A equipe, denominada Guaxinim do Cerrado, é composta pelos alunos Iagor Wingenbach Guadagnin, Igor Wingenbach Guadagnin e Larissa Ledur Schmitt e tem como orientador o professor Gessimar Nunes Camelo.

A competição é realizada em duas fases: uma virtual, em que cada aluno tem de responder um questionário de 40 questões de múltipla escolha, e outra presencial, que ocorrerá entre os dias 01 e 03 de setembro, na cidade de Barbacena, Minas Gerais.

Para a fase presencial são selecionadas apenas as 50 melhores equipes. Dentre elas está a do IFMT campus campo Novo do Parecis, que, juntamente com outra equipe de Mato Grosso, representará o Estado.

O professor orientador, ressalta, orgulhoso, que está muito feliz com a conquista. “É um reconhecimento pelo trabalho realizado, mas acima de tudo é um incentivo para os alunos que compõem a equipe”.

Os alunos estão ansiosos, pois, segundo Iagor, a OBAP é uma forma de testar seus conhecimentos como agrotécnico. Sua companheira de equipe, Larrisa Ledur, que já foi medalhista da Olimpíada Brasileira da Matemática das Escolas Públicas – OBMEP e da Olimpíada de Língua Portuguesa Escrevendo o Futuro, concorda e complementa que participar dessas olimpíadas é sempre muito positivo. “É uma oportunidade de testarmos nossos conhecimentos, mas, acima de tudo, é uma oportunidade de representar nossa escola e conhecer outras pessoas. É agregador e enriquecedor”, disse.

A OBAP é uma competição científica e nacional destinada aos alunos do curso Técnico em Agropecuária e tem como objetivo estimular o ingresso dos jovens em carreiras técnico-científicas, incentivando a participação em atividades de iniciação científica, colocando-os em situações desafiadoras, estimulando a cooperação e integração entre eles.

A OBAP está na sua 7ª edição e é organizada pelo Instituto Federal Sul de Minas, participaram da fase virtual 523 equipes de todo o Brasil. A fase presencial ocorrerá nos dias 1, 2 e 3 de setembro, no Instituto Federal Sudeste de Minas Gerais, localizado em Barbacena – MG.

Carla Londero – Ascom IFMT Campus Campo Novo do Parecis