Equipe do IFMT Rondonópolis visita aldeia Bororo para divulgar o Ensino Médio Integrado

Publicado por: Campus Rondonópolis / 14 de Julho de 2017 às 13:36

Em busca de expandir o ensino público para todos, o Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) Campus Rondonópolis visitou nesta sexta-feira (14) a aldeia indígena dos Bororos próximo ao munícipio de Rondonópolis. O objetivo foi orientar as mães sobre a oportunidade de vagas no ensino médio para os alunos que estão no nono ano do ensino fundamental e ainda conseguirem pedir isenção na taxa de inscrição.

Durante toda a manhã, uma equipe de professores junto com a diretora Laura Aoyama estiveram com o cacique Cicero conversando sobre todos os cursos disponíveis no IFMT, que fica cerca de 40 km da aldeia, e a oportunidade de estudos para alunos que pretendem fazer o ensino médio e superior.

Para facilitar, um dos professores da aldeia recebeu orientação técnica para fazer a inscrição de todos adolescentes que querem fazer o ensino médio técnico. E entre os cursos que mais chamou atenção na aldeia foi o curso de informática.

Em idioma Bororo, o Cacique Cicero explicou para os jovens e para os pais a importância de ter pessoas da aldeia se profissionalizando para conseguirem atender as necessidades da própria aldeia.

De acordo com a diretora Laura Aoyama, novas visitas serão realizadas na aldeia para dar mais suporte e apoio nas inscrições do ensino médio e futuramente do ensino superior. “O objetivo do IFMT é proporcionar ensino público de qualidade principalmente para os menos favorecidos, então os índios fazem parte do nosso público, e vai ser muito bom tê-los como nossos alunos principalmente pela troca de cultura”, disse Aoyama.

IFMT - Campus Rondonópolis/ Rafaela Almeida de Souza