início do conteúdo

Estudante do IFMT é destaque na 32º Mostratec

Publicado por: Reitoria / 26 de Outubro de 2017 às 09:10

Aluno do Campus Confresa desenvolveu um robô de monitoramento terrestre de plantação em tempo real 

O estudante Willyãn Arruda de Araújo do IFMT-Campus Confresa participa entre os dias 23 a 27 de outubro de 2017, na cidade de Novo Hamburgo (RS), da 32ª Mostra Internacional de Ciência e Tecnologia, promovida pela Fundação Liberato. Conforme slogan do evento, um mundo de criatividade e pesquisa foi realmente presenciado nos pavilhões da Fenac, nos mais de 1.000 stands somente de projetos desenvolvidos por estudantes do Ensino Médio de diversos países, sem contar a Mostratec Júnior, voltada a estudantes do Ensino Fundamental.  

O projeto apresentado pelo Willyãn foi intitulado “A aplicação de robôs móveis na agricultura de precisão fase II” e teve orientação dos professores Gislane Aparecida Moreira Maia e Marcelo Franco Leão. Trata-se de um projeto de continuidade, visto que a idealização do protótipo já tinha sido apresentada em eventos da instituição (WorkIF e Feira de Ciências). Também convém registrar que o projeto do estudante da instituição foi selecionado e patrocinado pelo CNPq por ser avaliado como um dos dez projetos mais significativos do Brasil.  

Nessa etapa do projeto, foram apresentados resultados da avaliação de quatro profissionais da área agrícola quanto a eficiência prática do robô testado em situações reais de plantio de soja. A inovação da proposta está em possibilitar monitoramento terrestre da plantação em tempo real, podendo ter controle remoto dos movimentos e captação de imagens por até 5 Km de distância do manipulador. O que se conhecia até o momento em agricultura de precisão eram os dispositivos aéreos, que somente permitiam capturar imagens da superfície das plantações. 

A motivação para Willyãn desenvolver esse projeto é seu profundo interesse pela eletrônica, o qual foi unindo as singularidades locais, cuja economia é baseada na produção agrícola, além de estar relacionado ao curso técnico que realiza nesse Campus de característica agrícola.

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT