Estudante e professor do IFMT - Campus Primavera do Leste apresentam pesquisa em Colóquio Estudantil no México

Publicado por: Campus Primavera do Leste / 5 de Outubro de 2016 às 14:37

O professor Willian Magalhães de Alcântara e o estudante do terceiro ano do Ensino Médio Técnico Integrado, Samuel Henrique Bezerra Leandro, representaram o IFMT - Campus Primavera do Leste no II Coloquio Estudantil en Demografía, Población y Estudios Urbanos, realizado de 20 a 23 de setembro no Centro de Estudios Demográficos, Urbanos y Ambientales do Colegio do México (CEDUA), na Cidade do México.

A equipe do IFMT apresentou o trabalho “Estudo das manifestações do processo de segregação socioespacial na cidade de Primavera do Leste, MT, Brasil”, uma das produções derivadas de um projeto de pesquisa financiado pelo Conselho Nacional de Desenvolvimento Científico e Tecnológico (CNPq), a principal agência de apoio à produção científica no país, em andamento no IFMT, sob a coordenação da professora Lívia Maschio Fioravanti e co-orientação de Willian Alcântara.

O objetivo do estudo é examinar cientificamente a realidade socioespacial do município e, por meio do Atlas Socioespacial de Primavera do Leste, em fase de elaboração, auxiliar o poder público na elaboração e implantação de políticas públicas e no planejamento urbano.

“Foi uma honra apresentar a produção acadêmica do IFMT no Colegio do México, uma das maiores instituições de pesquisa sociais e humanas da América Latina”, comentou o professor Willian Alcântara.

“Participar do Colóquio foi uma experiência incrível. Além de termos conhecido a comunidade acadêmica mexicana, enriquecemos nossa pesquisa e apresentamos o trabalho. Sou muito grato ao IFMT e aos meus orientadores por todo o apoio“, disse Samuel Leandro, responsável pela apresentação oral do trabalho, na noite do dia 20 de setembro. Foi sua primeira apresentação em uma reunião acadêmica internacional.

“O encontro no México foi palco de  importantes discussões sobre as questões urbanas das mais diversas cidades da América Latina e ofereceu subsídios teóricos e práticos que certamente poderão ser aplicados à pesquisa em andamento”, acrescentou Lívia Fioravanti. “Encontros internacionais como esse dão reconhecimento ao IFMT como incentivador de estudos de qualidade internacional.”

O trabalho, traduzido para o espanhol pela professora Silvana Teixeira, deverá estar em breve no site https://cedua.colmex.mx/publicaciones-cedua/