Estudantes de diversos campi e embaixadores de relações internacionais do IFMT participaram da Feira EducationUSA

Publicado por: Reitoria / 10 de Abril de 2018 às 14:05

Estudantes de diversos campi e embaixadores de relações internacionais do Instituto Federal de Mato Grosso participaram nesta segunda-feira (09/04), da Feira EducationUSA que ocorreu das 18 às 21 horas, no Hotel Gran Odara, situado na avenida Miguel Sutil, em Cuiabá (MT). Segundo os organizadores, a feira foi um sucesso e contou com a presença de 800 pessoas.

A diretora sistêmica de relações internacionais do IFMT, Sônia Regina Guimarães, destacou que a parceria do Instituto Federal na realização do evento trouxe inúmeros resultados positivos, como a reunião desta segunda-feira (09/04), do reitor com a participação dos representantes da UFMT, Unemat e Governo do Estado com várias universidades americanas.

“Foi muito importante o reitor conversar com essas universidades para elas entenderem quem é o IFMT, como atua, e quem são seus alunos e servidores. Para a partir de então começarmos negociações consistentes para programas e parcerias”.

Sonia Guimarães destacou que os alunos do Instituto que participaram da feira tiveram oportunidade de conversar com os representantes das universidades e conhecerem as chances que existem.

A diretora da DSRI salientou ainda a presença dos embaixadores na Feira que estão presentes em Cuiabá para a reunião semestral com a DSRI. “Eles conversaram com os representantes das universidades a respeito das oportunidades que existem para os seus alunos. Além disso, levaram uma ficha dos estudantes brilhantes e puderam identificar oportunidades. Acreditamos que a partir dessa feira teremos inúmeros resultados positivos”.

Sonia Guimarães agradeceu a presença das estudantes de secretariado do Campus Cuiabá que atuaram no atendimento da Feira. “Elas foram fantásticas. Uma atividade prática como essa gera profissionalismo e oportunidade para essas alunas”.

A embaixadora de relações internacionais do Campus Campo Novo do Parecis, Renata Fernandes destacou que a Feira EducationUSA foi um sucesso. “Foi muito interessante a dinâmica que eles propuseram. Dessa forma, pudemos ter contato com as universidades e dizer diretamente qual o nosso objetivo. Isso é muito importante para que tenhamos esses conhecimentos e trabalhar especificadamente nos critérios exigidos pelas universidades americanas”, salientou Fernandes.

DSRI: Segundo dia da reunião semestral dos embaixadores

Nesta terça-feira (10/04), no segundo dia da reunião semestral dos embaixadores de relações internacionais do IFMT teve como pauta alguns temas: comunicação, planejamento estratégico das ações que ocorrem nos campi, a presença da diretora da área internacional da George Washington University para dialogar sobre um projeto de cooperação e o projeto English camp que será um acampamento de imersão em inglês.

A embaixadora de relações internacionais do Campus Rondonópolis Larissa Farias, ressaltou a relevância da reunião, pois dessa forma os embaixadores conhecem as atividades que vem sendo desenvolvidas nos outros campi , além do contato com os projetos da DSRI.

Já a embaixadora do Campus Campo Novo do Parecis, Renata Fernandes, falou que a participação da reunião é uma oportunidade de compartilhar e trocar experiências com os outros embaixadores. “Isso é fundamental para sabermos quais são as ações que estão funcionando em outros campi para que possamos adequar ao nosso. A presença junto à nossa diretora traz muita motivação, porque é bem cansativo o nosso dia-a-dia se dividindo em ações internacionais e a sala de aula. Quando viemos para cá, somos apresentados a muitas possibilidades que nos motiva. Eu vejo a importância desse evento como uma forma de buscar combustível para nos abastecer. Assim, voltamos para o campus de forma mais fortificada”, pontuou.