início do conteúdo

Estudantes do Campus Tangará da Serra lançam aplicativo "Combatendo o Zika"

Publicado por: Reitoria / 22 de Fevereiro de 2016 às 14:47

O IFMT - Campus Avançado Tangará da Serra realizou na última sexta-feira, 19 de fevereiro, o lançamento do Aplicativo "Combatendo o Zika", um aplicativo para dispositivos móveis (celulares e tablets) que tem por objetivo orientar a população sobre o mosquito Aedes aegypti e os cuidados que se deve ter com o Zika vírus.

O lançamento do aplicativo compõe uma das ações do IFMT campus avançado Tangará da Serra vinculadas ao Projeto do MEC (Ministério da Educação) de "Mobilização nacional de combate ao Aedes aegypti e às doenças que provoca". A estratégia é usar a abrangência das redes federal, distrital, estaduais e municipais de educação para levar informações sobre as formas de extermínio do mosquito e identificação da doença. 

O aplicativo está sendo desenvolvido por 2 alunos do segundo ano do curso de MSI (Manutenção e Suporte em Informática) - Walmer Carvalho e Anelise Lando, e 1 aluna de primeiro ano deste mesmo curso - Andreina de Oliveira. O projeto é coordenado pelo professor de informática Pedro Clarindo da Silva Neto e possui como integrantes, além dos discentes, o técnico de laboratório do IFMT e biólogo, José Vitor Botter Fasoli, a enfermeira Juliana Herrero, da Secretaria de Saúde de Tangará da Serra. Esse aplicativo integra o projeto de pesquisa do professor que visa o desenvolvimento de aplicativos para dispositivos móveis. O aplicativo, inicialmente, ficará disponível somente para plataforma Android e será distribuído gratuitamente. Os interessados podem acessá-lo pelo site: combateaozika.tga.ifmt.edu.br

O Diretor Geral do IFMT campus avançado Tangará da Serra enfatizou que hoje, em todo o país, as redes de ensino estão realizando ações em prol ao combate ao mosquito  Aedes aegypti. Concluiu seu pronunciamento dizendo que "a Rede Federal de ensino técnico e tecnológico tem o compromisso de desenvolver ciência, tecnologia e inovação que estejam a serviço das pessoas, ou seja, pesquisas aplicadas que mudem a vida para melhor". 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT