Estudantes do IFMT apresentam pesquisas na área de ciência e tecnologia de alimentos no CONECTAIF em Brasília

Publicado por: Reitoria / 7 de Outubro de 2016 às 14:47

Estudantes e servidores do Instituto Federal de Mato Grosso (IFMT) participam no período de 3 a 7 de outubro, do CONECTA IF, realizado pelo Instituto Federal de Brasília, no Campus Samambaia. O objetivo do evento é "conectar os Institutos Federais com outras instituições, com a comunidade e o mundo do trabalho". O ConectaIF contou com programação intensa composta por eventos simultâneos, como palestras, oficinas, mostras, workshops, rodas de conversas, encontro de microempresas, exposições, protótipos de produtos desenvolvidos na instituição, arte, cultura, desafios, competições, feiras, exposições, resultados de pesquisas e muito mais.

O IFMT manteve um estande no evento, onde apresentou diversas pesquisas realizadas na instituição. São elas: 1) Análise físico-química e microbiológica de iogurte concentrado sabor beterraba - IOBEET (Autores: Gabriela Cristina Britto, Nágela Magave Picanço (orientadora), Inayara Rebelatto, Nayara da Silva, Márcia Beatriz Rebelato, Danielli Matos, Rozilaine de Farias); 2) Aproveitamento do resíduo gerado no processo de obtenção do extrato aquoso da soja em produtos panificados - OKARÁ (Autores: Amanda Pessoa, Jéssica de Oliveira, Thahis Yohana França, Karine Oliveira, Luciana Capucho, Cristiane Lopes Ferreira (orientadora); 3) Desenvolvimento e caracterização físico químico de um biscoito tipo cookie fabricado a partir de resíduo industrial de cervejaria acrescido de chocolate - BEERCOOKIE (Autores: Klycia Silva, Karine Cassia Campos, José Paulo Siquieri, Thahis Yohana França, Jéssica dos Santos, Natalie Veggi, Patricia Aparecida Testa, Jean Marcos Pereira, Dayane Sandri, Daniela Fernanda Lima Cavenaghi, Luciane Yoshiara, Daryne Lu da Costa, Wander Miguel de Barros (orientador); 4) Desenvolvimento de alimento instantâneo utilizando polpa de resíduo de peixe produzido na baixada cuiabana – INSTANFISH (Autores: Daniela Fernanda Lima Cavenaghi (orientadora), Aurélia Regina da Silva, Wander Miguel de Barros, Isaely Botelho Rodrigues, Luzilene Aparecida Cassol, Patricia Pieretti, Bruna Rosa dos Anjos, Aryadne K. Carvalho Santiago).

Participaram ainda do evento os docentes Alencar Bacarji, Daniela Cavenagui, Wander Barros; e os técnicos-administrativos Antonio Borromeu e Elaine Lima Pinto.

Assista ao vídeo de apresentação dos projetos apresentados pelas alunas do IFMT: https://conectaif.ifb.edu.br/component/content/article?id=282