Estudantes do IFMT-Campus Avançado Diamantino fazem a primeira visita técnica na Usina de Manso

Publicado por: Campus Avançado de Diamantino / 28 de Dezembro de 2016 às 07:52

Trinta e seis estudantes do curso técnico em Administração, na modalidade integrada, do IFMT Campus Avançado Diamantino, estiveram no dia 12 de dezembro, no município de Chapada dos Guimarães para visita técnica à Usina de Manso, à Cachoeira do Marimbondo e ao Mirante. A visita técnica foi organizada pelo professor Edcassio Avelino e contou com o envolvimento da professora Sheyla Lucena, do professor Ariovaldo de Carvalho e da professora convidada Deise Caroline.

Na Usina de Manso, os estudantes foram recebidos por Thiago Alves, engenheiro ambiental do empreendimento, que falou sobre a história da Usina, a sua importância no controle da vazão de água no Rio Cuiabá, as diferentes etapas do processo de geração de energia elétrica e os estudos ambientais feitos pela instituição. A atividade ainda incluiu visitação a parte interna e a parte externa da Usina.

Em seguida os estudantes visitaram a Cachoeira do Marimbondo e o Mirante. Estes dois ambientes possuem quadros ecológico-paisagísticos singulares e que permitiu estabelecer correlação com conteúdos da Biologia e da Geografia Física trabalhados em sala de aula.

A visita, segundo o professor Edcassio Avelino, o fez lembrar de uma frase do educador, pedagogo e filósofo, Paulo Freire, “a vivência pode ser uma ferramenta pedagógica que o professor pode usar na construção do conhecimento, assim, a vivência gera um aprendizado que o estudante leva não apenas para o momento da prova, mas carrega para a sua vida”.