início do conteúdo

Proposta de avaliação interdisciplinar surpreende professor

Publicado por: Campus Confresa / 11 de Junho de 2019 às 14:06

O professor Felipe Gimenes que ministra a disciplina Agrossilvipastoris ficou particularmente satisfeito com o resultado de um trabalho proposto por ele para estudantes do terceiro ano do curso técnico em Agropecuária, turma "A".

O objetivo do trabalho era falar sobre os Sistemas Agroflorestais-SAF's, nos temas Integração Lavoura, Pecuária, Floresta - ILPF; Carne Carbono Neutro - CCN e Agricultura de Baixo Carbono - ABC, porém, a aula foi uma oportunidade de os estudantes treinarem a interdisciplinaridade em diversos sentidos. Para realizar o trabalho os estudantes tiveram que se expor à tecnologias de informação e comunicação, por exemplo, já que eles mesmos criaram e desenvolveram um vídeo que, do roteiro à edição de arte, foi realizado por eles próprios, sem falar na atuação que foi uma especialidade à parte. 

Os estudantes Antônio Roos, Bruna Dieter, Igor Ribeiro, Matheus Leal e Mathus Além simularam o que seriam as profissões de Engenheiro-Consultor, Jornalista e Pesquisador-Cientista. Quanto ao conteúdo da disciplina, demonstraram ter fixado tão bem a ponto de atuarem ou explicarem com naturalidade e fluidez.

Confira o vídeo:

Matheus Leal fez a edição do vídeo e segundo ele o conteúdo não foi decorado: "se você necessariamente decora, pode se atrapalhar, trocar uma palavra ou outra, então a gente teve de estudar. Já tínhamos tido aulas sobre o tema integração lavoura, pecuária e floresta em sala, daí a gente só teve de se aprofundar mais na agricultura de baixo carbono e carne carbono neutro que é um anexo da agricultura de baixo carbono". 

O grupo escolheu as melhores questões com base em livros e artigos científicos publicados pela Empresa Brasileira de Pesquisa AgropecuáriaEmbrapa e cada estudante ficou responsável pelo tema que dominava melhor. "Não foi só uma atuação teatral, isso deixou um aprendizado" disse Mathus Alem. "Achei muito bom poder passar a informação que tivemos em aula adiante, por meio do vídeo, ressaltou Antônio Roos. 

Já o professor disse que a ideia foi sair da mesmice, que ele considera massante: "sempre temos avaliação escrita e tudo que é construído fica apenas em sala de aula. Eu queria levar o que eles estão tendo aqui para fora da escola, fazer com que eles comecem a transmitir a outrem o conteúdo que estão tomando conhecimento em sala de aula", explica Gimenes. 

Sobre a ideia de extrapolar os muros da escola, a equipe do vídeo em questão (existem outros) já sinalizou que está motivada a participar de um programa de rádio que será uma parceria do Campus Confresa com a Rádio Confresa FM, cujo objetivo é dar um espaço para a instituição publicizar o que está sendo produzido. 

início do rodapé

Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia de Mato Grosso

Avenida Sen. Filinto Müller, 953 - Bairro: Quilombo - CEP: 78043-409

Telefone: (65) 3616-4100

Cuiabá/MT